quarta-feira, 29 de junho de 2011

Vídeo diário

Oi, gente... resolvi fazer uns vídeos, como uma espécie de diário, para ir compartilhando com vocês a minha historinha. rsrs O vídeo de hoje não é lá muito animador. Mas espero que com o tempo as coisas vão evoluindo e que vocês possam dividir alegrias comigo.



Desculpem a péssima qualidade da imagem e o som também tá meio baixo... mas é que estou sem câmera digital e gravei pela webcam do notebook, que não é lá essas coisas. Além disso, está na cara que configurei alguma coisa errada, mas tudo bem. Espero que o próximo fique melhor.
Tchauzinho pra vcs!

Para desintoxicar

Todo mundo já ouviu falar em sucos detox, dietas detox, etc... tudo para livrar o nosso organismo das toxinas e ajudar no emagrecimento. Pois existe uma forma bem simples de fazer isso. Basta tomar, logo pela manhã, em jejum, um copo de 200 ml com aproximadamente umas 10 gotas de limão! Se você tem algum problema de estômago, pode reduzir a quantidade para 3 gotas, na mesma porção de água.

“O limão melhora a produção de enzimas do fígado e facilita o funcionamento do intestino, além de ter efeito diurético. Tudo isso favorece a expulsão de toxinas do corpo”, afirma o clínico-geral Alex Botsaris, do Rio de Janeiro. 

Adorei a dica! Além de tudo, o limão é cheio de vitamina C. Sabiam que a vitamina C ajuda a absorver outros nutrientes como o ferro, por exemplo? Bom, mas isso já é outro assunto. ;) 
Beijinhos pra vcs!

Fonte: Revista Boa Forma

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Adocica


"Adocida, meu amor... adocica..." Mas com açúcar ou adoçante??? Olha, vou falar uma coisa pra vocês. Eu detesto usar adoçante! Não sei se é pela falta de costume, mas sempre me pego pedindo aquele suco com açúcar, fora as outras coisas doces que eu como...  Substituir o açúcar pelo adoçante sempre que possível pode ser uma boa forma de eliminar calorias. O problema é que existem algumas polêmicas a respeito dos adoçantes, pois eles podem não ser muito saudáveis, já que nosso organismo não estaria preparado geneticamente para absorver essas substâncias. Logo, as melhores opções (as mais saudáveis) seriam os adoçantes naturais, como o Stévia e o Agave. Mesmo assim, ainda existe o risco dos adoçantes naturais serem misturados a outros componentes não naturais e talvez prejudiciais a nossa saúde. Segundo alguns médicos, os adoçantes só deveriam ser usados com indicação de um médico ou nutricionista, devendo ser evitados pelas pessoas saudáveis e sem nenhum problema de sobrepeso. Além disso, é importante lembrar que os adoçantes não devem ser usados por crianças nem por gestantes.
De qualquer forma, a gente sabe que o açúcar  é necessário ao nosso organismo mas também tem seus "efeitos colaterais" e, portanto, deve ser consumido com moderação. Usar um adoçante no suco ou naquele cafezinho nosso de cada dia pode ajudar bastante a controlar a balança. E aí o ideal é variar os tipos de adoçante, para não sobrecarregar o organismo sempre com o mesmo tipo de substância.

 Conheça os tipos de adoçante!

O ASPARTAME, por exemplo, é um tipo de adoçante que dá um resultado mais parecido com o açúcar (logo, é meu preferido), mas é um dos que podem causar mais problemas. Isso porque o resultado de sua metabolização é o metanol, que é altamente tóxico para o fígado. Além disso, ele não deve ser usado por quem tem sensibilidade à fenilalanina. O CICLAMATO e a SACARINA também são bem conhecidos. Mas ATENÇÃO! Ambos contém sódio em sua composição e não são recomendados para pessoas que sofrem de hipertensão! Além disso, todos devem observar na embalagem qual é a dose diária indicada, não devendo ultrapassar esse limite.O ciclamato, inclusive, é proibido em alguns países, pois existem suspeitas de que seu uso cumulativo possa causar câncer. O sabor desses adoçantes também não é dos melhores. :/  Já a FRUTOSE,  a SACRALOSE e o SORBITOL, por serem substâncias naturais, são mais seguras. 
 Pensando bem...
Pelo que pude observar, o mais seguro mesmo seria usar o açúcar mascavo ou o mel e deixar os adoçantes artificiais de lado. A não ser que você sofra de diabetes e/ou obesidade, ocasião na qual um médico ou nutricionista deverá orientar você. O processo de refinamento pelo qual passa o açúcar branco que normalmente usamos retira quase todos os nutrientes advindos da cana-de-açúcar, assim ele é absorvido muito rápido pelo organismo, favorecendo o aumento dos níveis de glicose e o acúmulo de gordura nas células. Sabiam que para o açúcar ser metabolizado pelo organismo são necessários vários sais minerais e quando a gente consome muito açúcar pode acabar gerando uma carência desses outros nutrientes? Isso pode causar uma série de problemas a nossa saúde, como a osteoporose, cãimbras, cólicas menstruais e ainda uma redução da nossa imunidade! O açúcar mascavo e o mel possuem mais nutrientes e, apesar de também causarem aumento de peso e da glicose, evitam esses outros problemas de que falamos.
A grande vantagem dos adoçantes é que eles não possuem calorias. E aí tem um monte de gente usando adoçantes de forma indiscriminada, como se nenhum mal eles causassem, só que as desvantagens podem ser bem maiores. É importante ter cuidado! Esse é meu alerta para vocês! Os adoçantes, na verdade, foram criados pensando nas pessoas que sofrem de diabetes. E se usados dessa forma descontrolada, podem até causar o resultado inverso ao desejado! Isso mesmo! Eles podem acabar aumentando sua vontade de comer doces! E aí você vai acabar engordando ao invés de emagrecer! Isso porque o adoçante meio que "engana" o nosso organismo. Nosso corpo não tem mecanismos para "entender" o que é adoçante e o que é açúcar, sabe? E aí ele continua produzindo insulina mesmo que aquele doce não seja doce de verdade! E aí o excesso de insulina causa a maior confusão! O aumento dessa substância favorece o acúmulo de gordura, principalmente no abdômen. Além disso isso pode fazer com que nosso organismo crie uma espécie de "resistência à insulina". Nesse caso, ela é produzida mas é simplesmente ignorada. Isso é, nada mais, nada menos, aquilo que precede a diabetes tipo 2. Ou seja, é sério gente!
Para  emagrecer a gente não precisa querer eliminar totalmente o açúcar de nossas vidas e usar adoçante em tudo que existe! É só usar o açúcar com moderação. Se a gente não viver se enchendo de brigadeiro, bolo, doce-de-leite, chocolate, etc... se pelo menos a gente deixar pra consumir esse tipo de doce uma vez na semana apenas, e durante a semana tomar aquele suco com um pouco de açúcar, ou café matinal... acho que isso não vai ser o que vai engordar ninguém. Tudo é uma questão de equilíbrio e bom senso. Se você quiser continuar usando seu adoçante, procure  apenas não exagerar e, sempre que possível, use os naturais. 

Bom, espero que tenham gostado das dicas. Um "beijinho" pra vocês!
 Mas só 1 hein! kkkk

Fontes: Florais&Cia Saúde com Ciência Dieta do Metabolismo, de Julian Michaels & Mariska van Aaist

segunda-feira, 20 de junho de 2011

O sumiço

É, sei que faz um bom tempo que não apareço por aqui. Fiquei sem internet em casa e fiquei devendo aquelas dicas de que falei no último post. Mas antes de falar das dicas, tenho uma confissão a fazer. Eu me alimentei muito mal essa semana que passou. Comi só miojo, lasanha pronta e muito bolo-de-rolo, que comprei na padaria aqui perto de casa (é uma tentação). Mesmo assim, não sei por que milagre, parece que não engordei. E até algumas pessoas acham que emagreci um pouco. Bom, vou ver se tiro a dúvida amanhã ou, quem sabe, hoje mesmo. O motivo dessa minha derrapada feiosa, foi a velha ansiedade. Ficar em casa, de greve, sem internet, só vendo séries e filmes o tempo todo, não ajudou nem um pouco. Andei me sentindo super desanimada, com a autoestima lá embaixo, e só tive vontade de comer. Provavelmente fazer uma terapia iria me ajudar a me controlar melhor e a sair dessas fases. Fico sempre empurrando com a barriga e nunca procuro um psicólogo. :/ Mas pelo menos hoje estou me sentindo melhor. E segunda-feira é mesmo um dia perfeito para a gente se dar aquela milionésima chance. rsrs

 Vamos às dicas?

  • alimente-se com calma, mastigando bem os alimentos, procurando apreciar o máximo o sabor e o aroma
  • não belisque entre as refeições e não coma sem necessidade, só porque os outros estão comendo
  • sua alimentação deve ser saudável e suficiente para você não sentir fome. Evite longos períodos sem se alimentar
  • procure esquecer o conceito de sobremesa, ela é dispensável
  • não faça suas refeições nervoso, cansado ou agitado. Aprenda a relaxar antes das refeições. Não coma lendo ou assistindo televisão.
  • lembre-se de beber bastante água no intervalo das refeições
  • procure andar depois das refeições; não vá deitar de barriga cheia
  • procure alimentar-se com comidas leves à noite, como saladas e sopas
  • use adoçante: faça um rodízio com eles (tem vários tipos, depois podemos falar aqui sobre eles)
  • reduza a quantidade de sal no preparo dos alimentos
  • evite frituras e gorduras, comidas em conserva, carne enlatada, manteiga de cacau, maionese, óleo de amendoim, óleo de dendê, queijos amarelos: só use óleo e margaria de girassol, soja ou canola (com moderação) e azeite de oliva (1-2 colheres de sopa por dia). Carnes, frangos e peixes devem ser cozidos, assados ou grelhados (nada de fritura!)
  • alimentos permitidos: temperos  - caldo de carne ou de galinha sem gordura (evite os industrializados), cheiro verde, folhas de hortelã, alho, louro, orégano, salsa, vinagre, cuminho, erva-doce, mate, pimenta. Limonada, gelatina diet, café, chá. Use farelo de aveia (2 colheres de sopa) misturado aos alimentos: ao leite, no feijão, como se fosse a farinha, com frutas ou nos sucos.
  • as atividades físicas devem ser de pelo menos 30 minutos diários, no mínimo 3 vezes por semana. Você deve ser avaliado por um médico e realizar um teste ergométrico para uma melhor orientação quanto aos exercícios a serem feitos. Não esqueça de se alongar antes dos exercícios! Não faça exercícios em jejum! Coma algo leve como um pão com queijo e frutas, por exemplo. 
  • olhe-se no espelho não procurando os defeitos, mas sim os efeitos - aquilo que você tem de melhor!
Vamos tentar seguir essas orientações?  ;) Boa sorte!


Fonte: material da Dra. Danielle Folmes Borba de Souza, Endocrinologista

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Na segunda semana: equilibrando

Bom, a primeira semana, como vocês viram, foi de uma dieta um tanto radical. Nada fácil ficar sem comer arroz, pão e nada com açúcar... Com o fim de semana abri algumas exceções, como contei também a vocês. Mas nada de exageros. Esta semana resolvi que não vou seguir a Dieta Dukan tão a sério, porque esse começo dela é muito restritivo. Por mais que o resultado seja rápido (em apenas 1 semana já perdi 2 kg!!! ), é importante ressaltar que para emagrecer de uma forma saudável não dá pra simplesmente eliminar os carboidratos da dieta! Basta uma pesquisa rápida na internet para ratificar o que estou dizendo. Na verdade eu já sabia desde o início. Mas a vontade de ter resultados rápidos muitas vezes nos leva a seguir uns regimes meio loucos. No fundo a gente sabe que isso é prejudicial a nossa saúde e ainda favorece aquele indesejado "efeito sanfona".

Afinal, a gente não quer só emagrecer. A gente quer continuar magra!!!

Sendo assim, achei melhor ter um pouco mais de paciência e fazer uma "reeducação alimentar", seguindo mais ou menos a dieta que minha endocrinologista já havia me passado (detalhe: desde o ano passado!). De acordo com essa dieta prescrita pela minha médica, eu posso comer quase tudo, só que de uma forma bem equilibrada. É importante você procurar uma orientação profissional, para que o endocrinologista verifique primeiramente se você está com algum problema hormonal e, em seguida, para que ele passe uma dieta de acordo com suas necessidades. No meu caso, de acordo com meu peso, minha altura e minha estrutura corporal, foi passada uma dieta de 1250 calorias diárias.

Como eu disse desde o primeiro dia, nenhum profissional vai fazer você emagrecer num passe de mágica! Mas é importante, principalmente no início da dieta, você procurar saber se o seu ganho de peso se deve a algum desequilíbrio hormonal, saber também como estão as suas taxas de açúcar, colesterol, triglicerídios e coisa e tal!  Mas enquanto isso já dá pra saber o seguinte: é importante não pular refeições, fazer pequenos lanches entre cada uma das principais refeições, beber bastante água e incluir em cada refeição alimentos reguladores, alimentos construtores e alimentos energéticos. O que é isso??

Alimentos reguladores > hortaliças e leguminosas
Alimentos construtores> leites e derivados, carnes, feijões, embutidos e ovos
Alimentos energéticos>  cereais, pães, massas, óleos e doces

Quando ficamos sem comer carboidratos, nós até emagrecemos, mas perdemos massa muscular (ficamos flácidas e mais sujeitas a lesões), além de ficarmos sem energia. O que não significa que podemos cair de boca no rodízio de pizza, né? kkkkkkkk É importante escolher bem os alimentos e aprender a comer apenas a quantidade necessária. Isso é o que estou procurando fazer nesta minha segunda semana. Mas sei que ainda preciso melhorar! Comi queijo amarelo hoje (preciso comprar mais queijo magro porque o ricota acabou!) e o requeijão que compramos na última feira não é light. Também preciso comprar mais verduras! 
Depois vou postar umas dicas que minha médica passou pra mim. São bem interessantes e acho que vocês vão gostar. Aguardem o próximo post! ;) Beijinhos!