domingo, 25 de dezembro de 2011

Uma verdade

O problema não é o que você come do natal ao ano novo, 
mas o que você come do ano novo até o natal!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Tudo é uma questão de escolha

Perder peso é difícil,
manter o peso é difícil,
ficar gordo é difícil. 
Escolha a sua dificuldade.

É bem assim... tudo é uma questão de escolha. Vou contar uma historinha. Hoje acordei às cinco e pouca da manhã  e super bem disposta. Mal abri os olhos percebi que estava com fome e fui logo tomar o café da manhã. Depois que comi, eu vi meu marido ainda dormindo, enrolado no lençol,e resolvi voltar pra dormir, só até a hora dele acordar. Só que aí pegei num sono pesado e  mesmo quando ele levantou para trabalhar eu não consegui acordar. Acabei passando minha manhã quase toda na cama. Não fiz nada de útil e fiquei me sentindo péssima por já ter começado a semana desse jeito.
Eu poderia ter escolhido outra coisa. Poderia ter aproveitado que já estava acordada, de pé e disposta para ir fazer uma caminhada na praia. Teria visto o mar, sentido a brisa, o sol das primeiras horas da manhã. Provavelmente teria tomado uma água de coco e voltado pra casa com aquela sensação de bem estar, de dever cumprido e de ter começado a semana com o pé direito. Já é um incentivo a mais para controlar a alimentação também. 
Uma simples escolha que faz toda a diferença. E assim a nossa vida é uma sucessão de escolhas. Ultimamente minhas escolhas não têm sido as mais saudáveis, as mais lights... Sempre acabo escolhendo devorar um  pacote de batata frita, ficar esparramada no sofá e tomar litros de refrigerante. Parece ser a escolha mais fácil. Mas se a gente pensar direitinho, definitivamente, não é.

sábado, 10 de dezembro de 2011

Uma questão de amor próprio

Estava no facebook e vi esta imagem:

É só clicar sobre a imagem para ela ficar maior. 
Fiquei então refletindo um pouco sobre isso. O próprio cara diz: "Ela estava cansada de me ver na frente da TV. Eu não percebi a porcaria que eu era.". Isso não significa que ser gordinho é ser uma porcaria. Significa que nesse caso, estar gordinho era apenas um reflexo, ou uma consequência, de todo um estilo de vida de acomodação, de desitenresse por si próprio, pelo outro... Existem gordinhos ativos, que fazem suas vidas e são bem sucedidos e motivo de orgulho para suas companheiras (o mesmo vale para as gordinhas). Mas acontece muitas vezes de a pessoa estar gorda porque anda sem amor próprio, acomodada, como se desistisse de si mesma. E aí, às vezes um choque como perder alguém que se ama é o suficiente para a pessoa acordar e sair dessa pasmaceira. Outras vezes nem isso. Tudo é uma questão de escolha. De querer dar a volta por cima, de querer mudar. De querer ser feliz. Todos nós podemos. E o melhor de tudo é fazer isso por nós mesmos. A qualquer momento. De preferência sem que seja necessário levar um pé na bunda para isso. rsrs

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Quando a academia se torna um problema?

Não foi a primeira vez que aconteceu. Achando que isto iria me obrigar a ir pra a academia, fiz um pacote anual. De fato, criei uma obrigação para minha pessoa. Mas isso não significa que a obrigação seria cumprida, não é mesmo? Então, não tardou para que eu me tornasse uma "inadimplente" contumaz. Não! Não que eu tenha ficado sem pagar a academia, gente! Não é isso...rsrs Mas inadimplente quanto a minha obrigação de ir para a academia,entendem? Nas duas primeiras vezes em que fiz isso, acabei pedindo os cheques de volta e cancelando sem nenhum problema. Mas dessa vez era diferente, porque perderia uma grande parte do dinheiro se rescindisse o plano antes da hora. Tinha uma multa e tal... Então, fui levando! Nos primerios três meses (de janeiro a março) eu até que frequentei bem. Mas depois começaram a surgir os motivos para minha ausência se tornar cada vez mais comum. Primeiro uma tendinite, depois uma lesão muscular nas costas... aí tranquei primeiro por dois meses, depois mais dois e depois mais um tempinho para minhas  férias. E aí? Quase seis meses já não contaram. Bom, pelo menos não perdi o dinheiro, porque tinha 'trancado'. Mas aí acabaram-se as desculpas. Resolvi voltar "de vez"! E aí fui uma semana, duas não. Uma semana de novo, outra não... e nesse vai e vem, além da vergonha de ser a pessoa mais farrapeira da academia, o que acontecia é que nunca pegava o ritmo, não havia nenhuma evolução, sempre ficava toda dolorida como se fosse a primeira vez. E a falta de resultados acabava tornando tudo muito mais difícil e desanimador. A cobrança interna diariamente e a sensação de fracasso por cada dia em que não criava coragem de ir malhar, só faziam aumentar minha ansiedade e, por conseguinte, a gula. E aí, onde isso vai dar? :/
Conversando sobre o assunto com uma amiga no trabalho, ela disse: "é por isso que eu não malho". E continuou: "às vezes a gente toma umas decisões sem estar preparado".  E é verdade. A gente quer forçar uma mudança de atitude, uma revolução de hábitos, de uma hora pra outra, muitas vezes sem estar preparado psicologicamente para a coisa. Por que não pagar um mês de academia, fazer a experiência, ir aos poucos? Tem que logo vir com um pacote de doze meses, doze cheques passados na hora e aquela INTIMAÇÃO: "você, que passou séculos  sem fazer exercício algum, a partir de agora deverá virar uma rata de academia e malhar regularmente durante um ano, sem parar, sob pena de ser uma loser total." Ou seja, perdedora mesmo! Um fracasso! Mais uma promessa não cumprida. Isso faz bem desde quando??? 
Então, hoje o meu conselho é: vamos com calma! Inclusive, estamos chegando ao fim do ano e logo nossa imaginação fértil se encarregará de criar milhares de novas promessas para 2012. Então, cuidado! Muita atenção com esses passos que tentamos dar, bem maiores que nossas pernas. A sensação da queda, por mais que seja previsível, é sempre bastante desagradável. E quanto mais a gente cai, mais vai ficando difícil levantar, né? Não vamos tornar essa transformação ainda mais complicada. Que tal respeitar um pouco o nosso tempo, o nosso ritmo, as nossas aptidões? Nem todo mundo curte academia. Mas existem outras formas de gastar calorias e ter uma vida saudável. Praticar um esporte, fazer dança... às vezes a pessoa funciona melhor com atividades ao ar livre... Definitivamente, o ambiente de academia não me agrada, não me empolga... E rapidamente me dá abuso! Então, digo-lhes sem mais cerimônias que desisto. Entrego os pontos. Amanhã mesmo vou transferir meu pacote anual para meu marido. Espero que ele faça bom proveito.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Socorro!!!


Semana passada malhei direitinho, comi mais ou menos certo, mas de sexta-feira pra cá eu tô uma "boquinha nervosa" que vocês nem imaginam! Sei lá que ansiedade é essa! Ando meio estranha esses dias, como se fosse uma TPM, acho que meus hormônios estão meio malucos e estão me enlouquecendo também! Espero que passe logo... Senão a única solução será esta:

Tá feia a coisa...

sábado, 29 de outubro de 2011

Agenda Boa Forma

Oiiiii... vocês já viram que a Revista Boa Forma também tem uma agenda? É para quem gosta de anotar as dietas, acompanhar a evolução da perda de peso, registrar o que está comendo, avaliar onde precisa melhorar... enfim, ter tudo isso escrito e bem organizado! Se você faz parte desse time, já pode escolher a sua agenda 2012, porque ela já está à venda!

Dá pra você planejar seus exercícios, acompanhar suas medidas e anotar diariamente o que comeu. Ela ainda traz dicas para lhe ajudar a levar uma vida mais regrada e saudável. Se você já decidiu que 2012 vai ser o ano da sua boa forma, essa agenda pode ser bem útil para te manter focada e disciplinada em busca do seu objetivo! ;)

Obs: este é um produto Tilibra e as imagens eu peguei no site da Saraiva, onde você pode inclusive comprar a sua, por apenas R$ 19,90.


Beijinhos pra vocês!

domingo, 23 de outubro de 2011

Transformações...

Outro dia assisti a um vídeo que, definitivamente, mexeu comigo. Desde criança fui acostumada a comer carne. Era daquelas crianças cheias de frescuras pra comer e se faltasse um pedaço de carne eu não comia mais nada no prato! Enfim, carne sempre foi algo praticamente obrigatório na minha alimentação. E era carne vermelha. Depois fui me acostumando a comer carnes brancas e frutos do mar... E mesmo não sendo uma novidade o fato de que os animais sofrem muitas vezes maltratos absurdos, acho que nunca tinha me tocado tanto... Pra mim, ser vegetariano era algo que, de antemão, eu já considerava uma "missão impossível" pra mim. E por isso eu até evitava refletir muito sobre o assunto. Sou totalmente contra a violência contra os animais, realmente detesto ver animais sofrendo.... e de repente percebi que o meu hábito de comer carne é algo que não condiz com a minha forma de pensar. Na verdade, eu já havia refletido sobre isso, mas nunca com tanta seriedade quanto agora. Se você quer entender melhor como me sinto, pode assistir ao vídeo de que estou falando, abaixo:





Se prefere não se envolver tanto e prefere continuar como está, talvez seja melhor nem assistir. Aí, você é quem decide. Eu só queria compartilhar com vocês meus dilemas de quem está pensando seriamente em se tornar vegetariana. Se já é difícil mudar os hábitos tão somente para uma alimentação mais saudável, que dirá mudar para uma alimentação saudável e sem carne?! É realmente algo um tanto complicado... Até porque, eu poderia ficar bastante tempo sem comer carne e me alimentando de massas diariamente, mas é óbvio que isso não seria nada saudável. E eu não quero ficar com qualquer carência nutricional, nem nada do tipo... Daí vem a importância de tomar essa decisão de uma forma consciente. Até mesmo na hora de procurar uma orientação profissional a gente esbarra em dificuldades, pois a maioria dos nutricionistas não indica o vegetarianismo, alegando que todos os grupos de alimentos são importantes. Mas o fato é que não é impossível ter uma vida saudável e se alimentar corretamente sendo vegetariano. Mas é preciso ter cuidados especiais com a alimentação. Aumentar a ingestão de grãos como o feijão, o grão de bico e a soja, é fundamental. Hoje mesmo comi pela primeira vez o grão de bico. É gostoso e bem parecido com o feijão, mas é muito mais rico em proteínas e sais minerais. É rico em cálcio, ferro, magnésio e também em ácido fólico. Além disso, pretendo continuar, pelo menos por enquanto, a comer ovos e laticínios. Sem esses eu não sei se consigo ficar sem. :/ Tudo ainda é muito recente e não sei se vou conseguir levar a diante meus planos. Mas desde que assisti ao vídeo não consegui comer carne como antes... Fui comer um presunto e a cada mordida eu lembrava das cenas e isso chegava a me embrulhar o estômago! Fico me sentido conivente com esse sofrimento dos animais... Fico me sentindo culpada. 
Por outro lado vem aquele pensamento no sentido de que não posso sozinha mudar o mundo, que minha atitude não vai fazer os animais pararem de sofrer. Que nada vai mudar. É um pensamento talvez realista, talvez pessimista demais. Porque se todos pensassem assim, quantas coisas não teriam mudado no mundo ao longo da história? Enfim, continuo aqui refletindo e deixo a reflexão pra vocês também. Vamos trocar uma ideia sobre o assunto?

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Agora é sério: PROJETO "30 COM TUDO EM CIMA"

Quando a gente passa dos 25 anos, os trinta já não parecem tão distantes e a idade já começa a assustar! Não que uma pessoa com trinta anos seja velha... é claro que não! ainda mais nos dias de hoje! Mas mesmo assim assusta... talvez pela rapidez com que as coisas acontecem. E o problema não são os 30, mas os anos que vão se passando aparentemente cada vez mais rápido e assim nos levando para os trinta e tantos e para os quarenta e assim vai... Dependendo do ângulo por que a gente enxergue isso, pode ser aterorizante. É a vida passando como uma roda gigante enlouquecida...e a gente não consegue controlar! Mas dá pra ser menos doloroso se a gente se gostar bastante durante todo esse processo. E é claro, que se cuidar é a melhor ou a única solução!
Certamente todos já perceberam que algumas pessoas parece que mergulharam numa fonte da juventude e o tempo parece ser bem mais generoso com elas. Mas é claro que não existem milagres. Tudo bem que a genética pode ajudar, mas se você for reparar mesmo, a maioria das pessoas que envelhecem bem, é porque de fato se cuidam bem. Elas fazem exercícios regularmente e não se entopem de porcarias! Escolhem melhor sua alimentação, procuram ter hábitos mais saudáveis. E quanto antes a gente começa a fazer isso, mais a gente previne o envelhecimento precoce e principalmente aquela sensação de "estou ficando velha". Isso porque quando estamos em forma e nos sentindo bem, bonitos, saudáveis, nós nos sentimentos mais jovens também. E é porque realmente ficamos mais jovens. Parecemos mais jovens. E eu cheguei à conclusão que quero chegar aos trinta na minha melhor forma. Justamente para não ficar com nenhuma crise existencial! Quero me sentir melhor do que nunca! Bem disposta, saudável e  <mais> bonita! :D 
 O prazo é de praticamente 1 ano. Ou seja, tem bastante tempo. Completei meus 29 agora em setembro e estou iniciando meu projeto a partir deste exato momento. Vocês são minhas testemunhas. Amanhã mesmo volto pra a academia! E agora ninguém me segura!!!!

terça-feira, 6 de setembro de 2011

A beleza de uma mulher de verdade...

Porque não é preciso ser uma modelo/manequim para ser bela.
A beleza transparece quando a gente se gosta, quando a gente se curte, quando a gente se enfeita e se olha no espelho com um sorriso. A beleza começa no olhar. Olhar pra dentro e deixar extravasar o que você tem de melhor.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Missão quase impossível: comprar um biquini!

Quando se tem o corpinho da Deborah Secco, comprar um biquini deve ser das atividades mais prazerosas. A ocasião perfeita para você massagear seu ego, dar uma de Narciso e se apaixonar por você mesma. Mas se você não anda em tão boa forma assim... aí meu bem... não é fácil. Chega a hora de colocar à prova sua autoestima numa cabine pequena, com um espelho enorme, que vai mostrar todas as imperfeições que você até consegue disfarçar bem com suas roupas normais do dia a dia e acreditar que está tudo ok. Mas na hora de vestir aquelas pecinhas minúsculas de lycra você realmente não tem como se enganar. Não vou ser hipócrita de dizer aqui que acho lindo um biquini num corpo cheio de celulite, com barriga saliente, gordurinhas balançando... rsrs Sei que tem gente que não liga e usa até fio dental! Mas eu não sou dessas... vestir um biquini e mostrar pra a vendedora, nem pensar!!!! Já basta ter que mostrar a mim mesma! rsrs E é complicado achar um que me satisfaça. Quero uma calcinha que não seja pequena demais, mas também não precisa ser biquini de vovó, né? Quero uma cor mais escura, mas às vezes acabo achando que fica sério demais e que não combina comigo. O sutiã tem que ter uma boa sustentação. Tomara-que-caia, só nos meus sonhos... Cortininhas minúsculas também estão fora de cogitação! Com tantas exigências, acaba que a compra também não sai das mais baratas! :( Enfim... é uma tarefinha bem complicada pra mim! E vocês, como é que se viram nessa hora?

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Sinta-se sexy

Para se sentir sexy tudo deve começar pela sua cabecinha! Se você não consegue se desligar das suas medidas, da celulitezinha, do culote... se você se olha no espelho e só consegue ver defeitos, se vive se comparando com as modelos e acha que magreza é sinônimo de beleza... isso vai lhe atrapalhar bastante. Então, se esse é o seu problema, comece a se enxergar com outros olhos. Comece a se olhar com aqueles olhos que você vê suas amigas. Já percebeu que você consegue ver as qualidades delas melhor do que as suas? Não se cobre tanto, não ache que para usar uma lingerie bonita é preciso ter o corpo da Gisele Bündchen... Não ache que pra você pode ser qualquer roupa só porque você está gordinha ou gorda mesmo... sem diminutivos. Desencane!!!! Conheço mulheres que "se garantem" mesmo com seus quilos a mais. E fazem sucesso entre os homens, se vocês querem saber! Não se esconda nem seja cruel com você mesma. Ame-se! Valorize-se! Descubra o que você tem de melhor! Sinta-se bonita, sinta-se bem e, por que não? Sinta-se sexy!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Big mistakeS

Antes fosse só um grande erro. No meu caso são vários! rsrs Isso porque estou sempre comendo coisas que não deveria. Ontem mesmo comprei um pedaço de bolo-de-rolo na padaria e acabei hoje com tudo! Ainda tenho acordado mais tarde, faltado à academia e, achando pouco, ainda deixo de almoçar por preguiça de fazer comida. Acabo lanchando qualquer besteira em casa ou no trabalho. Sobraram de umas festinhas que andei fazendo aqui em casa saquinhos de salgadinho, tipo amendoim, pingo d'ouro... essas besteiras. De vez enquando pego um pacotinho e faço um lanche nada saudável e super calórico. Enfim, estou toda errada mesmo. Não sei por que sou tão gulosa!!!! Não sei por que comer tem que ser tão bom! É divertido, é gostoso, é um ótimo passa tempo... rsrs mas, infelizmente, engorda! Além da questão estética, tem a importante questão da saúde também! Não dá pra descuidar. Hoje estava pensando que quero ter hábitos mais saudáveis, emagrecer, fazer exercícios... e chegar aos meus 30 anos (no ano que vem) me sentindo melhor que nunca. Em setembro agora vou completar 29 (não espalhem pra ninguém! rsrs), então, tenho 1 ano para me corrigir! Sei que não sou fácil... sou cheia de hábitos ruins... rsrs Mas vou melhorar.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Remédios: usá-los ou não usá-los?

Todo mundo que tem problemas com a balança adoraria conseguir emagrecer sem precisar tomar remédios, mas na prática, muitas vezes tomar remédios pode parecer uma forma mais fácil e rápida de perdere aqueles quilinhos indesejados. O fato é que muitas vezes eles seriam sim desnecessários se a gente tivesse um pouco mais de disciplina e força de vontade. Mas nem sempre a culpa da falta de determinação e da ansiedade é simplesmente nossa. Acredito que às vezes podemos sim estar precisando de uma ajuda externa. Mas quem deve avaliar isso é o MÉDICO!  Mesmo existindo hoje em dia a determinação de que remédios para emagrecer como a famosa sibutramina, por exemplo, só podem ser comprados com uma receita médica especial, por se tratar de remédio controlado, ainda tem muita gente que consegue burlar a lei e ter acesso a esses medicamentos sem precisar de um acompanhamento médico. Atenção, gente! Porque remédio é coisa séria! Sobretudo esse tipo de remédio, que age sobre nosso sistema nervoso, podendo causar uma série de efeitos colaterais.. Além disso, um mesmo remédio que reagem bem com uma pessoa, pode não ser nem um pouco indicado para outra. Conheço um caso até de uma pessoa que teve uma embolia pulmonar e por pouco não morreu, tomando sibutramina. E olhe que tinha sido receitado pelo médico, só que acredito que a dosagem era um pouco alta. Enfim, não significa que quem toma o remédio direitinho precisa ficar paranóico. Mas é apenas para alertar que existem riscos. E qualquer remédio deve ser ministrado com cautela, seguindo orientações de um médico.
Além disso, não se iluda achando que um remédio vai fazer milagre se você não estiver fazendo sua parte. Eu mesma tomei sibutramina por um tempo. Minha médica passou porque eu disse pra ela que estava tendo muita dificuldade de fazer dieta. Ela achou que o remédio iria me ajudar a tomar gosto pela dieta, porque iria me ajudar a começar a perder peso e tal... De fato, no começo eu emagreci até rápido. Perdi seis quilos, mesmo sem estar seguindo a dieta como a médica tinha passado e sem frequentar a academia. Mas depois estacionei completamente. Além disso, percebi que ficava muito irritada e minhas dores de cabeça aumentaram. Depois acabei achando melhor parar com o remédio. Percebi que com ou sem remédio meu apetite não era muito diferente na verdade... Eu continuava ansiosa e descontando essa ansiedade na comida. Depois de um tempo, passei uma fase de extrema ansiedade e bastante depressiva. Comecei a perceber que isso não era normal. Conversando com minha ginecologista, ela teve a iniciativa de me passar fluoxetina. É um antidepressivo e também um remédio controlado. Venho tomando a aproximadamente dois meses. Continuo sem fazer dieta, mas percebo que minha ansiedade diminuiu bastante. E além disso, estou muito melhor. Minha vida está outra! Aquela tristeza, aquele desânimo com a vida... aquele tédio constante que me fazia querer comer o tempo todo... esses sentimentos parece que foram embora. E isso está sendo muito bom.
O que quero dizer com toda essa história é que remédio é coisa séria sim. Mas nem sempre é o vilão da história. Dependendo de seu caso, pode ser que tomar algum tipo de remédio lhe faça bem e melhore sua qualidade de vida. Então, se você está tendo muita dificuldade em fazer tudo só, se acha sinceramente que precisa de uma ajuda, procure um médico e ouça o que ele tem a lhe dizer. Não queira bancar o super-herói e achar que tudo depende só de você, que nem sempre é tão simples assim.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Homem que não tem medo de morrer

Tem coisa mais chata do que homem cobrando que você vá pra academia e faça dieta? Fala sério! rsrs Mas apesar do título meio violento (hoho) eu estou numa fase super zen, graças a Deus. Só tô falando isso porque Harry (meu companheiro) me impediu de comer um pedaço de chocolate porque eu não estou indo pra a academia e ainda disse que estou comendo demais! Detesto quando ele sai com essas  historinhas, mesmo quando é com tom de brincadeira, ou carinhoso, ou parecendo apenas atencioso e cuidadoso comigo. Sabe aquela conversa de quem só quer o nosso bem? Pois é... mesmo assim, eu dispenso. Mas o fato é que apesar dessa injúria que ele me fez, eu nem estou comendo tanto assim. Ando muito menos ansiosa e, por sinal, ando aproveitando meu tempo de formas bem mais interessantes que comendo. Tenho saído mais, dançado mais... tenho curtido mais a vida. E isso está sendo maravilhoso! Inclusive, minha vida social agitada tem sido um dos principais motivos das minhas faltas à academia. Se já tenho preguiça naturalmente, imagina com essa agitação toda... rsrs Mas acho que as coisas estão caminhando.... Em breve volto a manter contato. Beijos.

domingo, 24 de julho de 2011

Autoconfiança, incentivo e outras coisas

 O foco principal deste blog é a importância de se sentir bonita, mesmo antes de conseguir emagrecer. Ainda acho que a autoestima ajuda as pessoas a ficarem cada vez melhores e que começar uma dieta sem ter autoestima pode significar meio caminho andado para o fracasso. Mas a verdade é que não é mesmo fácil. Até porque, se estivéssemos nos sentindo super bem com nós mesmas, provalmente nem estaríamos tão preocupadas em emagrecer. Eu realmente admiro as pessoas que conseguem se sentir autoconfiantes e atraentes, mesmo estando gordinhas, Mas definitivamente não é meu caso. Pelo menos não na maioria das vezes. Comigo sempre percebo que quando engordo parece que eu fico invisível. Tenho a nítida sensação de que nenhum homem olha pra mim. Parece que ninguém me acha sexy e atraente. Essa semana eu estava conversando sobre isso com uma amiga. Ela acha que é mais um problema psicológico do que qualquer outra coisa. Ela deve estar certa, afinal, tem tantas mulheres gordas e que fazem o maior sucesso com os homens! Vale ressaltar que sou comprometida e não tenho a intenção de atrair outros homens por querer alguma coisa com outro homem. É simplesmente o fato de estranhar essa sensação de invisibilidade! Acho que ninguém fala nada comigo nem quando eu passo em frente a uma obra! Você pode estar achando ridículo eu estar falando isso. Não, eu não gosto desse tipo de cantada vulgar que os homens dão no meio da rua. Mas a total ausência delas há um bom tempo, faz a gente começar a achar que tem alguma coisa estranha acontecendo. É simplesmente uma necessidade de dar uma massageada no ego de vez enquando. É natural, não é? Eu não sei quanto a vocês, mas eu tenho esse tipo de vaidade. Eu gosto de ser elogiada. E gosto de perceber que olham para mim com admiração e interesse. Desde que engordei, parece que não desperto mais interesse. Os homens se aproximam de mim por causa das minhas amigas. Outro dia fui para uma formatura com minha irmã mais nova. Ela tem 18 anos, dez anos mais nova que eu, e acho que ainda a vejo como criança às vezes. Um cara chegou perto de nós duas, ficou olhando com uma cara estranha, pedi pra ela sentar logo do meu lado, porque achava que ele ia sentar e puxar papo comigo. Eu não queria conversa com ele, achei que ele estava interessado em mim. Só que aí ele começou a puxar papo com minha irmã e eu vi como eu sou besta! kkkkkkk Além de ter me sentido velha. :( E aí? O que está acontecendo comigo? O fato de eu estar acima do peso faz eu parecer mais velha? Faz eu me sentir mais velha, com certeza. 

Certas coisas acontecem e deixam a gente pra baixo. Certos comentários das pessoas, às vezes porque estão preocupadas com nossa saúde e nosso bem, mas às vezes simplesmente para serem desagradáveis mesmo. Nos dois casos é super chato. E quando é nosso namorado/marido/companheiro que fala que precisamos emagrecer, que devíamos comer menos, isso parece que às vezes tem um efeito inverso, né? Ontem mesmo, eu estava me arrumando pra uma festa. O vestido tem um zíper super difícil de fechar e eu não consigo fechar sozinha. Pedi ajuda do meu noivo e ele passou quase 15 minutos tentando fechar. Eu já estava estressada e constrangida com a situação. Estava dizendo que o problema era do zíper e teve uma hora que ele chegou e disse: " acho que o problema não é do zíper não.. é que você... tá demais! " ele falou baixinho, meio sem graça. Preferi nem comentar nada. :/ Estar a cima do peso é ainda mais desagradável quando seu namorado é super magro e você é o dobro dele. Parece que um homem ser magro demais ou ter aquele velho bucho de cerveja é perdoável. Mas a mulher nem pode ser magra demais, nem pode engordar também. Temos que ser perfeitas! E engordar parece que ainda é o maior pecado que uma mulher pode cometer. Isso às vezes me irrita. Se pelo menos eu estivesse satisfeita com meu corpo do jeito que está, eu dava uma "banana" pra o mundo e ia viver feliz com minha barriga, meu culote e minhas coxas grossas. Talvez eu devesse tomar essas coisas chatas que acontecem como um incentivo. Um motivo a mais para entrar na dieta e na malhação com vontade, disciplina e determinação. Sei que preciso ter mais comprometimento com isso se quiser alcançar resultados. E eu quero. Então, preciso fazer minha parte.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

2º vídeo: Mais uma chance!

Olá, pessoal... achava que fazia apenas uma semana que tinha postado o primeiro vídeo, mas estou vendo que já faz mais um tempinho maior. Hoje estou feliz porque estou começando a semana com o pé direito. E vocês?



quarta-feira, 29 de junho de 2011

Vídeo diário

Oi, gente... resolvi fazer uns vídeos, como uma espécie de diário, para ir compartilhando com vocês a minha historinha. rsrs O vídeo de hoje não é lá muito animador. Mas espero que com o tempo as coisas vão evoluindo e que vocês possam dividir alegrias comigo.



Desculpem a péssima qualidade da imagem e o som também tá meio baixo... mas é que estou sem câmera digital e gravei pela webcam do notebook, que não é lá essas coisas. Além disso, está na cara que configurei alguma coisa errada, mas tudo bem. Espero que o próximo fique melhor.
Tchauzinho pra vcs!

Para desintoxicar

Todo mundo já ouviu falar em sucos detox, dietas detox, etc... tudo para livrar o nosso organismo das toxinas e ajudar no emagrecimento. Pois existe uma forma bem simples de fazer isso. Basta tomar, logo pela manhã, em jejum, um copo de 200 ml com aproximadamente umas 10 gotas de limão! Se você tem algum problema de estômago, pode reduzir a quantidade para 3 gotas, na mesma porção de água.

“O limão melhora a produção de enzimas do fígado e facilita o funcionamento do intestino, além de ter efeito diurético. Tudo isso favorece a expulsão de toxinas do corpo”, afirma o clínico-geral Alex Botsaris, do Rio de Janeiro. 

Adorei a dica! Além de tudo, o limão é cheio de vitamina C. Sabiam que a vitamina C ajuda a absorver outros nutrientes como o ferro, por exemplo? Bom, mas isso já é outro assunto. ;) 
Beijinhos pra vcs!

Fonte: Revista Boa Forma

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Adocica


"Adocida, meu amor... adocica..." Mas com açúcar ou adoçante??? Olha, vou falar uma coisa pra vocês. Eu detesto usar adoçante! Não sei se é pela falta de costume, mas sempre me pego pedindo aquele suco com açúcar, fora as outras coisas doces que eu como...  Substituir o açúcar pelo adoçante sempre que possível pode ser uma boa forma de eliminar calorias. O problema é que existem algumas polêmicas a respeito dos adoçantes, pois eles podem não ser muito saudáveis, já que nosso organismo não estaria preparado geneticamente para absorver essas substâncias. Logo, as melhores opções (as mais saudáveis) seriam os adoçantes naturais, como o Stévia e o Agave. Mesmo assim, ainda existe o risco dos adoçantes naturais serem misturados a outros componentes não naturais e talvez prejudiciais a nossa saúde. Segundo alguns médicos, os adoçantes só deveriam ser usados com indicação de um médico ou nutricionista, devendo ser evitados pelas pessoas saudáveis e sem nenhum problema de sobrepeso. Além disso, é importante lembrar que os adoçantes não devem ser usados por crianças nem por gestantes.
De qualquer forma, a gente sabe que o açúcar  é necessário ao nosso organismo mas também tem seus "efeitos colaterais" e, portanto, deve ser consumido com moderação. Usar um adoçante no suco ou naquele cafezinho nosso de cada dia pode ajudar bastante a controlar a balança. E aí o ideal é variar os tipos de adoçante, para não sobrecarregar o organismo sempre com o mesmo tipo de substância.

 Conheça os tipos de adoçante!

O ASPARTAME, por exemplo, é um tipo de adoçante que dá um resultado mais parecido com o açúcar (logo, é meu preferido), mas é um dos que podem causar mais problemas. Isso porque o resultado de sua metabolização é o metanol, que é altamente tóxico para o fígado. Além disso, ele não deve ser usado por quem tem sensibilidade à fenilalanina. O CICLAMATO e a SACARINA também são bem conhecidos. Mas ATENÇÃO! Ambos contém sódio em sua composição e não são recomendados para pessoas que sofrem de hipertensão! Além disso, todos devem observar na embalagem qual é a dose diária indicada, não devendo ultrapassar esse limite.O ciclamato, inclusive, é proibido em alguns países, pois existem suspeitas de que seu uso cumulativo possa causar câncer. O sabor desses adoçantes também não é dos melhores. :/  Já a FRUTOSE,  a SACRALOSE e o SORBITOL, por serem substâncias naturais, são mais seguras. 
 Pensando bem...
Pelo que pude observar, o mais seguro mesmo seria usar o açúcar mascavo ou o mel e deixar os adoçantes artificiais de lado. A não ser que você sofra de diabetes e/ou obesidade, ocasião na qual um médico ou nutricionista deverá orientar você. O processo de refinamento pelo qual passa o açúcar branco que normalmente usamos retira quase todos os nutrientes advindos da cana-de-açúcar, assim ele é absorvido muito rápido pelo organismo, favorecendo o aumento dos níveis de glicose e o acúmulo de gordura nas células. Sabiam que para o açúcar ser metabolizado pelo organismo são necessários vários sais minerais e quando a gente consome muito açúcar pode acabar gerando uma carência desses outros nutrientes? Isso pode causar uma série de problemas a nossa saúde, como a osteoporose, cãimbras, cólicas menstruais e ainda uma redução da nossa imunidade! O açúcar mascavo e o mel possuem mais nutrientes e, apesar de também causarem aumento de peso e da glicose, evitam esses outros problemas de que falamos.
A grande vantagem dos adoçantes é que eles não possuem calorias. E aí tem um monte de gente usando adoçantes de forma indiscriminada, como se nenhum mal eles causassem, só que as desvantagens podem ser bem maiores. É importante ter cuidado! Esse é meu alerta para vocês! Os adoçantes, na verdade, foram criados pensando nas pessoas que sofrem de diabetes. E se usados dessa forma descontrolada, podem até causar o resultado inverso ao desejado! Isso mesmo! Eles podem acabar aumentando sua vontade de comer doces! E aí você vai acabar engordando ao invés de emagrecer! Isso porque o adoçante meio que "engana" o nosso organismo. Nosso corpo não tem mecanismos para "entender" o que é adoçante e o que é açúcar, sabe? E aí ele continua produzindo insulina mesmo que aquele doce não seja doce de verdade! E aí o excesso de insulina causa a maior confusão! O aumento dessa substância favorece o acúmulo de gordura, principalmente no abdômen. Além disso isso pode fazer com que nosso organismo crie uma espécie de "resistência à insulina". Nesse caso, ela é produzida mas é simplesmente ignorada. Isso é, nada mais, nada menos, aquilo que precede a diabetes tipo 2. Ou seja, é sério gente!
Para  emagrecer a gente não precisa querer eliminar totalmente o açúcar de nossas vidas e usar adoçante em tudo que existe! É só usar o açúcar com moderação. Se a gente não viver se enchendo de brigadeiro, bolo, doce-de-leite, chocolate, etc... se pelo menos a gente deixar pra consumir esse tipo de doce uma vez na semana apenas, e durante a semana tomar aquele suco com um pouco de açúcar, ou café matinal... acho que isso não vai ser o que vai engordar ninguém. Tudo é uma questão de equilíbrio e bom senso. Se você quiser continuar usando seu adoçante, procure  apenas não exagerar e, sempre que possível, use os naturais. 

Bom, espero que tenham gostado das dicas. Um "beijinho" pra vocês!
 Mas só 1 hein! kkkk

Fontes: Florais&Cia Saúde com Ciência Dieta do Metabolismo, de Julian Michaels & Mariska van Aaist

segunda-feira, 20 de junho de 2011

O sumiço

É, sei que faz um bom tempo que não apareço por aqui. Fiquei sem internet em casa e fiquei devendo aquelas dicas de que falei no último post. Mas antes de falar das dicas, tenho uma confissão a fazer. Eu me alimentei muito mal essa semana que passou. Comi só miojo, lasanha pronta e muito bolo-de-rolo, que comprei na padaria aqui perto de casa (é uma tentação). Mesmo assim, não sei por que milagre, parece que não engordei. E até algumas pessoas acham que emagreci um pouco. Bom, vou ver se tiro a dúvida amanhã ou, quem sabe, hoje mesmo. O motivo dessa minha derrapada feiosa, foi a velha ansiedade. Ficar em casa, de greve, sem internet, só vendo séries e filmes o tempo todo, não ajudou nem um pouco. Andei me sentindo super desanimada, com a autoestima lá embaixo, e só tive vontade de comer. Provavelmente fazer uma terapia iria me ajudar a me controlar melhor e a sair dessas fases. Fico sempre empurrando com a barriga e nunca procuro um psicólogo. :/ Mas pelo menos hoje estou me sentindo melhor. E segunda-feira é mesmo um dia perfeito para a gente se dar aquela milionésima chance. rsrs

 Vamos às dicas?

  • alimente-se com calma, mastigando bem os alimentos, procurando apreciar o máximo o sabor e o aroma
  • não belisque entre as refeições e não coma sem necessidade, só porque os outros estão comendo
  • sua alimentação deve ser saudável e suficiente para você não sentir fome. Evite longos períodos sem se alimentar
  • procure esquecer o conceito de sobremesa, ela é dispensável
  • não faça suas refeições nervoso, cansado ou agitado. Aprenda a relaxar antes das refeições. Não coma lendo ou assistindo televisão.
  • lembre-se de beber bastante água no intervalo das refeições
  • procure andar depois das refeições; não vá deitar de barriga cheia
  • procure alimentar-se com comidas leves à noite, como saladas e sopas
  • use adoçante: faça um rodízio com eles (tem vários tipos, depois podemos falar aqui sobre eles)
  • reduza a quantidade de sal no preparo dos alimentos
  • evite frituras e gorduras, comidas em conserva, carne enlatada, manteiga de cacau, maionese, óleo de amendoim, óleo de dendê, queijos amarelos: só use óleo e margaria de girassol, soja ou canola (com moderação) e azeite de oliva (1-2 colheres de sopa por dia). Carnes, frangos e peixes devem ser cozidos, assados ou grelhados (nada de fritura!)
  • alimentos permitidos: temperos  - caldo de carne ou de galinha sem gordura (evite os industrializados), cheiro verde, folhas de hortelã, alho, louro, orégano, salsa, vinagre, cuminho, erva-doce, mate, pimenta. Limonada, gelatina diet, café, chá. Use farelo de aveia (2 colheres de sopa) misturado aos alimentos: ao leite, no feijão, como se fosse a farinha, com frutas ou nos sucos.
  • as atividades físicas devem ser de pelo menos 30 minutos diários, no mínimo 3 vezes por semana. Você deve ser avaliado por um médico e realizar um teste ergométrico para uma melhor orientação quanto aos exercícios a serem feitos. Não esqueça de se alongar antes dos exercícios! Não faça exercícios em jejum! Coma algo leve como um pão com queijo e frutas, por exemplo. 
  • olhe-se no espelho não procurando os defeitos, mas sim os efeitos - aquilo que você tem de melhor!
Vamos tentar seguir essas orientações?  ;) Boa sorte!


Fonte: material da Dra. Danielle Folmes Borba de Souza, Endocrinologista

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Na segunda semana: equilibrando

Bom, a primeira semana, como vocês viram, foi de uma dieta um tanto radical. Nada fácil ficar sem comer arroz, pão e nada com açúcar... Com o fim de semana abri algumas exceções, como contei também a vocês. Mas nada de exageros. Esta semana resolvi que não vou seguir a Dieta Dukan tão a sério, porque esse começo dela é muito restritivo. Por mais que o resultado seja rápido (em apenas 1 semana já perdi 2 kg!!! ), é importante ressaltar que para emagrecer de uma forma saudável não dá pra simplesmente eliminar os carboidratos da dieta! Basta uma pesquisa rápida na internet para ratificar o que estou dizendo. Na verdade eu já sabia desde o início. Mas a vontade de ter resultados rápidos muitas vezes nos leva a seguir uns regimes meio loucos. No fundo a gente sabe que isso é prejudicial a nossa saúde e ainda favorece aquele indesejado "efeito sanfona".

Afinal, a gente não quer só emagrecer. A gente quer continuar magra!!!

Sendo assim, achei melhor ter um pouco mais de paciência e fazer uma "reeducação alimentar", seguindo mais ou menos a dieta que minha endocrinologista já havia me passado (detalhe: desde o ano passado!). De acordo com essa dieta prescrita pela minha médica, eu posso comer quase tudo, só que de uma forma bem equilibrada. É importante você procurar uma orientação profissional, para que o endocrinologista verifique primeiramente se você está com algum problema hormonal e, em seguida, para que ele passe uma dieta de acordo com suas necessidades. No meu caso, de acordo com meu peso, minha altura e minha estrutura corporal, foi passada uma dieta de 1250 calorias diárias.

Como eu disse desde o primeiro dia, nenhum profissional vai fazer você emagrecer num passe de mágica! Mas é importante, principalmente no início da dieta, você procurar saber se o seu ganho de peso se deve a algum desequilíbrio hormonal, saber também como estão as suas taxas de açúcar, colesterol, triglicerídios e coisa e tal!  Mas enquanto isso já dá pra saber o seguinte: é importante não pular refeições, fazer pequenos lanches entre cada uma das principais refeições, beber bastante água e incluir em cada refeição alimentos reguladores, alimentos construtores e alimentos energéticos. O que é isso??

Alimentos reguladores > hortaliças e leguminosas
Alimentos construtores> leites e derivados, carnes, feijões, embutidos e ovos
Alimentos energéticos>  cereais, pães, massas, óleos e doces

Quando ficamos sem comer carboidratos, nós até emagrecemos, mas perdemos massa muscular (ficamos flácidas e mais sujeitas a lesões), além de ficarmos sem energia. O que não significa que podemos cair de boca no rodízio de pizza, né? kkkkkkkk É importante escolher bem os alimentos e aprender a comer apenas a quantidade necessária. Isso é o que estou procurando fazer nesta minha segunda semana. Mas sei que ainda preciso melhorar! Comi queijo amarelo hoje (preciso comprar mais queijo magro porque o ricota acabou!) e o requeijão que compramos na última feira não é light. Também preciso comprar mais verduras! 
Depois vou postar umas dicas que minha médica passou pra mim. São bem interessantes e acho que vocês vão gostar. Aguardem o próximo post! ;) Beijinhos!

domingo, 29 de maio de 2011

#problema 1: o fim de semana

No quarto dia de dieta, ainda na fase de ataque , eis que surge o primeiro fim de semana! A gente sabe o que esses dois diazinhos são capazes de fazer quando a gente está de dieta. É uma verdadeira avalanche de tentações e pressões de todos os lados para a gente dar aquela escapulida! rsrs Tenho seguido aquela Dieta Dukan rigorosamente! Estou comendo apenas carne magra, frango, peixe, tudo grelhada, cozido ou assado. Queijo ricota, presunto de peru light, gelatina diet, água de coco... nada com açúcar, nem frituras, massas, esse tipo de coisa. Apesar de parecer terrível à primeira vista, até que não tenho sofrido tanto. Para ajudar tenho tomado bastante água e sempre faço os lanchinhos entre as refeições. Estou indo bem. Mas aí, ontem, no meu quarto dia, tinha um almoço na casa da minha prima para ir. Aliás, um reencontro com algumas primas ao qual eu não podia faltar! Confesso que já fiz meu pequeno almoço em casa, antes de sair. Mesmo assim, não escapei de comer pelo menos um pouquinho. Coisas que, aliás, não fazem parte do meu menu restrito. Dei uma beliscada nas castanhas e ainda coloquei um tiquinho de nada de paella. Mas nesse caso foi realmente quase nada, porque descobri que era feito com polvo e lula, que eu detesto. A outra coisa que comi que estava fora do meu cardápio de dieta foi um prato de sopa de feijão, num jantar que fiz com meus pais, no shopping. E  hoje meu pai disse que ia fazer um almoço light pra eu comer. Espero que seja light mesmo! rsrs Mas o fato é que existem alguns encontros sociais que a gente não tem como evitar. E nessas horas pode ficar chato sair recusando tudo porque se está de dieta. É claro que não significa também que devemos "chutar o pau da barraca" só porque é fim de semana. Por experiência própria já aprendi que certas exceções que a gente abre no fim de semana acabam se estendendo durante toda a semana se você não tomar cuidado. É como um viciado em bebida, por exemplo, achar que vai abrir uma exceção em um dia e depois vai ficar tudo bem. Não é tão simples assim. Então, principalmente no início de uma dieta, todo cuidado é pouco com o tal do final de semana!!! Mesmo que seja necessário comer alguma coisa não tão light, vamos comer porções pequenas e manter o equilíbrio. Depois, durante a semana, seguindo a dieta direitinho, não vai ser um dia ou dois que vão fazer a gente engordar. É tudo uma questão de bom senso para fazer as escolhas certas e também na quantidade certa! 





quarta-feira, 25 de maio de 2011

cada dia é uma festa

 
 Acabei de tomar uma taça de gelatina diet e agora vou dormir, feliz da vida, porque o primeiro dia de dieta foi um sucesso! Consegui fazer tudo direitinho e fazia realmente um bocado de tempo que eu não conseguia fazer dieta nem por um dia! Não é brincadeira não!!!! E a gente tem que ficar feliz por cada conquista, por menor que seja!

Dieta Dukan #dia1

Agora começou. É pra valer. Chega de conversa mole e de adiar o sofrimento inadiável.. Como eu disse no post passado, escolhi a dieta Dukan, criada pelo médico francês Dr. Pierre Dukan. Ela é dividida em 4 fases: ataque, transição, consolidação e estabilização. Estou, portanto, na fase 1. Hora de atacar!!! Para quem quiser me acompanhar, vou colocar aqui algumas opções de cardápios para esta primeira fase. Lembrando que ela deve durar, no máximo 5 dias. É importante, durante toda a dieta, especialmente nesse começo, tomar MUITA água e consumir diariamente três colheres de sopa de farelo de trigo e/ou aveia. Isso vai garantir uma boa quantidade de fibras solúveis, importantíssimas para dar sensação de saciedade e, além disso, manter o intestino funcionando direitinho.

CAFÉ DA MANHÃ

opção 1

  • 1 pote de iogurte natural (ou com fruta) 0% de gordura
  • 3 fatias de peito de peru light
  • 1 xícara de chá verde
opção 2

  • 2 fatias de queijo minas frescal (0% de gordura)
  • 3fatias de presunto magro (ou presunto de frango)
  • 1 xícara (chá) de café com leite desnatado (use adoçante)
opção 3

  • omelete (1 gema e 2 claras)
  • 1 taça de gelatina diet
  • 1 copo (200 ml) de água de coco
LANCHE DA MANHÃ

opção 1

  • 2 fatias de ricota (ou 2 fatias de queijo minas frescal 0%gordura)
opção 2

  • 3 fatias de presunto de frango (ou presunto magro)
opção 3

  • 2 enroladinhos (2 fatias de presunto magro e 2 fatiasa de mussarela light)
ALMOÇO

opção 1

  • 1 filé de peito de frango com 2 fatias de mussarela light
  • 1 ovo mexido
opção 2

  • 1 filé de carne magra acebolado
  • 3 col. (sopa) de queijo cottage (0% de gordura)
opção 3

  • 2 postas de peixe assado
  • 1 ovo cozido com 1 fio de azeite e orégano
LANCHE DA TARDE

opção 1

  • 1 fatia média de queijo minas frescal 0% de gordura
  • 1 taça de gelatina diet
  • 1 xícara de chá branco
opção 2

  • 2 col. (sopa) de queijo cottage 0% de gordura
  • 2 fatias de peito de peru light
  • 1 copo (200 ml) de água de coco
opção 3

  • 1 pote de iogurte natural (ou de fruta) 0% de gordura
  • 2 fatias de presunto magro
  • 1 xícara de chá de camomila
JANTAR

opção 1

  • 5 col.(sopa) de camarão no bafo (ou refogado com alho e 1 fio de azeite) ou 1 filé de peixe assado
  • 2 fatiasa de queijo minas frescal 0% de gordura
opção 2

  • 4 pedaços médios de carne de panela
  • 3 fatias médias de tofu (queijo de soja)
opção 3

  • 4 coxas médias de frango assadas sem pele (ou 5 col. de sopa de carne moída refogada)
  • 3 fatias de presunto magro (ou presunto de frango)
Nesta primeira fase, então, você pode comer carne magra, carne branca, peixes em geral, frios (presunto magro, presunto de frango e peito de peru light), laticínios (queijo e iogurte 0% de gordura e leite desnatado) e ovos. Ressaltando que são permitidas apenas duas porções diárias de laticínios e dois ovos por dia, no máximo. Podem ser usados para temperar os alimentos: ervas, alho, cebola... e a quantidade de azeite necessária para refogar os alimentos (usar sempre o mínimo possível). Lembrando de beber sempre muita água!!! De 2 a 3 litros por dia! 

Então, é isso. Como quero perder 15 kg, vou seguir esta fase por cinco dias. Se a pessoa quiser perder menos de dez quilos, pode seguir esta fase por apenas 3 dias. Depois eu explico aqui como é a segunda fase, ok?

Obs: as sugestões de refeições eu peguei no site da Revista Boa Forma. Na revista não falaram sobre a possibilidade de comer verduras já nessa primeira fase. Mas vi em outros sites que não há problema em comer verduras como alface, por exemplo. Folhas verdes podem acompanhar o menu à vontade. É até bom que aumenta a sensação de saciedade e a quantidade de fibras. Então, vou comer meu peixinho ou meu filé  grelhado acompanhado de muita alface! rsrs 

terça-feira, 24 de maio de 2011

Dieta

Resolvi escolher uma dieta e mergulhar de cabeça. Depois de enfiar o pé na jaca tantas vezes, fiquei deprimida ao ver que engordei quase todos os quilos que tinha conseguido emagrecer do final do ano passado pra cá (foram quase seis quilos e já recuperei quatro!) Enfim, a situação está mesmo feia pra o meu lado. Se eu continuar comendo tanta massa eu daqui a pouco não vou passar pela porta! Hoje passei o dia me sentindo gorda, minha autoestima foi para as cucuias! Mas não posso desanimar. Então, tenho que focar em alguma coisa. Faz alguns dias que eu peguei na internet uma dieta para seguir. É a dieta Dukan, que foi criada pelo médico francês Dr. Pierre Dukan. Para conhecer melhor sobre a dieta, vocês podem clicar aqui Mas aos poucos eu vou detalhando pra vocês. Ela começa bem rigorosa, com um cardápio restrito a proteínas durante 3 a 5 dias, mas aos poucos a gente vai podendo acrescentar mais tipos de alimentos, até aprendermos a ter uma alimentação mais equilibrada e sem tantas besteiras! Essa dieta foi usada pela princesa Kate Middleton antes do casamento e também pela cantora Jennifer Lopez! 

Que diferença, não? É nessa que eu vou! ;)

Quando a gente pretende começar uma dieta algumas considerações são importantes. Uma delas é saber que se você resolver fazer uma dieta maluca, tipo dieta da lua, dieta da uva, dieta da banana, dieta do abacaxi... ou sei lá mais o que... bom, você pode acabar com sérios problemas de saúde e ainda acabar engordando tanto quanto aquilo que você perdeu em seus dias de tamanho sacrifício.  

Outra coisa é que pode ser  bom você procurar um endocrinologista ou um nutricionista para lhe dar um suporte nesse processo. Mas uma coisa é fato: ninguém vai fazer você emagrecer se você não mudar sua atitude, se VOCÊ não quiser de verdade. Falo isso por experiência própria. Outra coisa provável é que, indo a um endocrinologista, ele lhe transcreva rapidamente um remédio como a famosa sibutramina para ajudar você a emagrecer mais rápido. Eu usei sibutramina e posso dizer que realmente ela até ajuda a emagrecer, mas não vai fazer milagre se você continuar comendo coisas calóricas demais e sem fazer qualquer atividade física. Sem falar nos efeitos colaterais e nos malefícios que os remédios podem causar. Afinal, são medicamentos que interferem no nosso sistema nervoso. Ilusão achar que isso é uma coisinha à toa, né? Eu usei sibutramina e consegui emagrecer seis quilos. Não fiz dieta, nem exercícios. Mas depois disso eu "estacionei". Mesmo tomando o remédio diariamente já não estava vendo resultado. Além disso, não podemos achar que vamos passar a vida toda tomando um remédio, né?E quando a gente para? O que acontece? Se não tiver acontecido uma mudança real no seu modo de se alimentar, no seu estilo de vida, assim que parar de tomar o remédio a ansiedade vai voltar com tudo e a tendência é você recuperar todo o peso perdido e até mais! Então, pense bem antes de começar a tomar remédios para emagrecer e, caso seu médico entenda ser necessário, não se acomode nem pense que eles vão fazer milagre pra sempre.

 É preciso bem mais que um comprimido para fazer as pazes de vez com a balança.


Dito isso... acho que outra coisa importantae é a gente ter um objetivo, uma meta. Minha endocrinologista falou que se eu ficar com 67 kg já estou no peso saudável. Mas na verdade, eu quero voltar a ter o peso que eu tinha antes de começar esse meu processo de engorda! rsrs Faz quatro anos que terminei a faculdade  e desde então comecei a engordar. Antes eu tinha uns 63, 64 kg. Então, quero voltar a esse peso. Agora estou com 79 kg e tenho 1,67 m de altura. Cada vez que vou me pesar eu aumentei um pouquinho e isso está me deixando preocupada. Por mais que seja bom comer, também é tão bom estar  em forma, né? Se sentir bem,  bonita, mais leve, saudável...  Estou cansada de ficar olhando pra minhas fotos antigas com aquele sentimento de "ah, como eu era magrinha, como eu era linda, como eu era..." Não quero desistir de mim mesma, do meu bem estar, da minha qualidade de vida.


A roupa pode até disfarçar, mas tem muita diferença de uma foto pra a outra. São quase 20 kg a mais na segunda foto. Isso a gente sente não só nas roupas, mas no corpo mesmo, que sente mais dores, fica mais cansado... e com isso lá se vai também nossa autoestima. Sabe, tem uma hora que a gente tem que dizer: CHEGA! Arregaçar as mangas e colocar em prática tudo aquilo que, no fundo, a gente já sabe que tem que fazer.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Atitudes importantes

Não tem jeito. Se você pretende perder uma quantidade razoável de peso, já deve saber que vai ter que fazer uma mudança na sua vida. Certos costumes vão ter que ser esquecidos, pelo menos por um bom tempo, senão... vai ficar difícil alcançar seus objetivos. Se você mora sozinho (a) pode ser até mais fácil. Afinal, se você decidir que não entra mais na sua casa, a partir de agora, refrigerante, lasanha pronta, biscoito recheado, entre outras coisas... é só você não comprar e aí já é meio caminho andado. Mas se você mora com mais gente na casa... e se a outra pessoa com quem você mora não está nenhum pouco preocupada em fazer dieta, até porque ela não está precisando... aí... complica. :/ Mas não é impossível. Eu sei, não é impossível... Nada é impossível.... Pra tudo tem um jeito nessa vida... só não tem jeito pra a morte... é.... nada é impossível... deve haver uma solução...deixa eu ver.... Peraí que eu tõ pensando!!!!
Falando sério agora. Não dá realmente para querer obrigar todo mundo a fazer dieta porque você está fazendo. Então, só consigo pensar em uma coisa: a tal da FORÇA DE VONTADE. Para ajudar, o ideal é você manter também o seu estoque de comidinhas lights sempre em dia! Afinal, se faltar uma coisinha saudável e com poucas calorias para enganar a sua fome ou a sua vontade de comer, você ficará mais vulnerável e acabará, fatalmente, abrindo aquele pacote de biscoito com a desculpa de que não tinha outra opção. rsrs Além disso, se você é quem faz seu próprio almoço, talvez seja uma boa deixar algumas porções individuais congeladas de alimentos como arroz, feijão e bife já temperados, para usar durante a semana. Assim fica bem mais prático e você só vai apelar pra a lasanha pronta (e cheia de sódio, carboidrato e gordura) se quiser! Não tem desculpa! Para sua alimentação ficar mais rica em fibras, o que vai aumentar também sua sensação de saciedade, é bom comprar verduras e legumes com mais frequência, já que quando compramos muita coisa de uma vez corre o risco de acabar estragando. Eu vou falar uma coisa pra vocês: eu tinha a ilusão de que quando saísse da casa dos meus pais eu iria conseguir ter uma alimentação mais saudável, porque iria escolher apenas coisas lights pra comer no meu dia a dia. Mas desde que isso aconteceu, há mais ou menos um ano e meio, já deu pra perceber que não é tão simples assim ser responsável com a nossa própria alimentação quando é a gente que tem a tarefa de preparar o menu! rsrs Já perdi as contas de quantas vezes fiz um macarrão rápido, sempre em cima da hora de ir para o trabalho. Sei que se quiser emagrecer vou ter que dedicar mais tempo a isso. Deixar a preguiça de lado em prol de uma alimentação mais saudável e bem menos calórica. Ah! Outra coisa: aquela dica de não fazer compras quando estiver com fome realmente é valiosíssima! Toda vez que vou ao supermercado e estou com fome, acabo comprando um monte de guloseimas que não deveria nem pensar em colocar na boca! O ideal é já ir pra o supermercado pensando nas opções saudáveis que você vai comprar para fazer a sua dieta. Tem que ter foco!!!! Feito isto, com sua dispensa e sua geladeira cheia de alternativas pró-dieta, só precisa se concentrar nisso e ignorar solenemente as pessoas comendo coisas calóricas e pouco nutritivas. Se tem alguém comendo um saco de batatinhas fritas crocantes do seu lado? IGNORE! Se está abrindo aquela barra de chocolate deliciosa??? IGNORE!!! Se a pessoa fez uma panela de brigadeiro???? POXA, MANDA ESSA PESSOA IR PASSEAR PORQUE ELA TÁ DE SACANAGEM!!!!!!!!!! #brincadeiraaaa kkkk Sei que é triste, mas se estiver muito difícil, aconselho vocês e a mim mesma, é claro.... a procurar alguma coisa pra fazer. Sair de perto se for possível, concentrar em alguma coisa. Um livro, um filme, uma revista.. quem sabe ligar pra alguém pra fofocar um pouco, ou sair pra dar uma volta. Essas atitudes são difíceis... mas é o que temos a fazer. A não ser que a gente queira continuar na mesma, né? Ninguém vai fechar a boca por nós. Ninguém vai poder fazer esse sacrifício em nosso lugar. Somos nós que temos que querer e enfrentar. Tenho certeza de que vai valer a pena. Então... BOA SORTE!!!!

terça-feira, 17 de maio de 2011

Não vou mentir

Gente, não vou mentir pra vocês. Meu segundo dia já foi uma vergonha: comi miojo na hora do almoço e agora à noite fui comemorar o aniversário de uma amiga num barzinho (que adoro) e não resisti a um caldinho de camarão, um pão de alho e um filé com queijo. :( Que vergonhaaaaa!!!

É horrível quando a gente "enfia o pé na jaca" ou mesmo quando é uma deslizada de leve... mesmo assim é chato. Mas um dia é só um dia. Não significa que você não pode continuar e melhorar no próximo dia. A gente sabe que é difícil, mas não dá pra "chutar o pau da barraca", senão a tendência é só piorar. Com o tempo, se nos esforçarmos, vamos nos habituar a ter uma alimentação mais saudável e  vamos também nos fortalecer para resistir às tentações. Então, sei que pisei na bola hoje. Mas não vou desistir. Quando cheguei do barzinho, entrei aqui no blog e já senti um grande ânimo ao ver que recebi uma quantidade maior de visitas de ontem pra hoje. E que recebi três comentários no último post. Podem ter certeza de que isso é um incentivo. Não quero decepcionar a mim mesma e nem a vocês. Às vezes a gente se surpreende ao perceber que valoriza mais um compromisso feito com outras pessoas do que aquele feito apenas com nós mesmos. Não é mesmo? Quem nunca sentiu isso? Não que seja o certo, afinal, devemos nos amar e respeitar sempre. Quebrar as promessas que fazemos a nós mesmos é uma forma de enfraquecer o nosso amor próprio. E não é isso que eu quero. Aliás, não é isso que nós queremos, não é mesmo? ;) Então, prometo que vou tentar me controlar mais!
Beijinhos!!!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

1º dia: a caminhada

Olá, minha gente! Como prometi, comecei hoje minha nova rotina. E isso inclui fazer exercício físico. Como ainda estou gripada, acordei meio derrubada... mas mesmo assim, pensei na promessa que tinha feito aqui no blog e levantei. Meu café da manhã foi normal. Nada muito restritivo. Comi um sanduíche com duas fatias de pão integral, uma fatia de queijo e uma de presunto light, com um copo pequeno, de mais ou menos uns 200 ml, de vitamina de banana. O leite é semidesnatado, mas sei que vitamina de banana não é a coisa mais light do mundo. Mas aos poucos eu vou me adaptando. Também não quero pegar pesado demais logo na primeira semana. Tenho certeza de que cortando os exageros e as besteiras que tenho comido ultimamente já vai fazer uma diferença. 
Depois do café da manhã, fui fazer uma caminhada na praia. O sol já estava forte, era nove horas quando saí e voltei  às dez.. Ou seja, foi uma hora de caminhada. O ritmo foi moderado. Pretendendo aos poucos ir começando a correr também.


A vista do calçadão, logo que cheguei. O dia está um pouco nublado, com bastante nuvens... Mas o sol está forte, o que torna o tempo bem abafado. Mas a praia está linda, o mar sequinho, os arrecifes aparecendo... chega me deu vontade de ir caminhando pela areia, mas como já estava toda paramentada, de tênis... resolvi ir pelo calçadão mesmo! rsrs 
É tão raro eu caminhar na praia, que todas as vezes em que saio para uma caminhada em Boa Viagem fico me perguntando por que não faço isso mais vezes... Além da vista linda, gosto de observar as pessoas. Hoje mesmo, Vi uma mãe dando banho em sua filhota na beira do mar... Vi pessoas pescando, uma família tirando foto em cima das pedras, um casal namorando, amigas conversando, pessoas passeando com seus cachorrinhos, gente malhando, tomando sol... É um clima que contagia a gente.
Pra finalizar, tomei uma água de coco antes de voltar pra casa.


domingo, 15 de maio de 2011

Tem que começar

Bom, é sempre bom se preparar psicologicamente mas a verdade é que não adianta ficar só no plano das ideias se a gente não começa a agir de verdade. Meditar sobre o assunto, falar sobre o problema,  ler sobre dietas, nada disso vai fazer você perder os quilinhos indesejados. Então, é preciso partir pra a ação. A gente sempre fica adiando para a próxima segunda-feira, para depois das férias, para depois da páscoa, depois do são joão, depois disso, daquilo outro... Mas o fato é que quando a gente toma uma decisão de verdade, pode ser em qualquer momento. Então, chega de adiar. Tá bom... eu sei que amanhã é segunda-feira e hoje eu já comi besteira... rsrs Mas isso é uma coincidência, ok? Acabei de assistir ao quadro Medida Certa do Fantástico e me animei! kkkkkk Chega de adiar o início da dieta, afinal, enquanto eu venho adiando, os números na balança só vêm aumentando!!!! :(


 Sei que não vai ser fácil, porque sou cheia de maus hábitos. Não sou muito fã de exercícios físicos, quase não como frutas e verduras... Sou uma viciada em massas: macarrão, lasanha... E também adoro bolo e faço às vezes uns lanches calóricos no meio da tarde... Sinto muita vontade de comer à noite, especialmente se estiver entendiada, vendo televisão. Aí corro o risco de devorar um saquinho de castanhas sozinha ou alguma coisa do tipo... Doces também são uma perdição. Às vezes eu também passo da conta com bolos, tortas, docinhos... Enfim... preciso realmente me reeducar. Certos alimentos parecem agir como se fossem substâncias viciantes, como álcool ou cigarro. Detesto sentir que a vontade de comer essas besteiras supera minha vontade de me sentir bem comigo mesma. E não quero continuar prejudicando meu organismo e minha autoestima. 

É hora de parar de morrer pela boca!!!

E quando falamos em morrer pela boca não é só força de expressão. Quando nos alimentamos mal acabamos realmente encurtando nossa expectativa de vida e acelerando nosso envelhecimento. Uma pessoa que se exercita e se alimenta bem provavelmente terá uma velhice mais saudável e com muito mais qualdiade de vida. Às vezes a gente parece esquecer que vai envelhecer um dia. Continuamos enchendo nosso corpo de porcarias e depois vamos achar ruim quando estivermos sem mobilidade, cheios de dores, com problemas de saúde e sem disposição. Eu mesma, com meus vinte e oito anos, às vezes me sinto uma velha, com dor nas costas, dor nos calcanhares logo que levanto de manhã e sempre cansada. Quando começamos a emagrecer logo vamos nos sentindo mais dispostos e animados para encarar as atividades do nosso dia a dia. 

Então é isso. Amanhã pretendo começar uma nova rotina. Pra começar, vou parar de comer besteiras. Vou restringir o consumo de certos alimentos apenas a finais de semana (e olhe lá!). Também é importante beber muita água e se alimentar de 3 em 3 horas. É claro que é pra se alimentar com coisas saudáveis e pouco calóricas! Quanto aos exercícios físicos, sabemos que eles não fazem milagre sem uma dieta, mas são importantíssimos para ajudar no emagrecimento com saúde e bem estar. Já estou matriculada na academia, mas faz mais de um mês que não frequento e acabei trancando até julho, por causa de umas aulas  de um curso on line que tenho que assistir até o dia 07 de julho e deixei tudo pra última hora. Mas mesmo com as aulas vou tentar fazer uma caminhada de pelomenos 30 minutos, no mínimo, três vezes na semana, ok? Amanhã conto pra vocês como foi esse primeiro dia. Também vou deixar registrado aqui como estou atualmente, pra a gente poder fazer um comparativo, né? Então, é isso. O compromisso tá feito. Eu também quero ficar na medida certa! ;)

terça-feira, 10 de maio de 2011

Amor próprio é diferente de acomodação

Nesses primeiros posts eu venho falando da importância que tem a gente se amar. E isso é em tudo. Não apenas quando a gente está acima do peso, mas é uma coisa que vale pra todo mundo. Tem gente que tem tudo para se achar o máximo e mesmo assim não consegue enxergar as qualidades que tem e por isso até se submete a situações horríveis muitas vezes. Precisamos todos nos valorizar. Mas isso não significa que devemos deixar de tentar nos aprimorar e melhorar naqueles pontos em que não estamos tão satisfeitos. Além disso, emagrecer não é simplesmente uma questão de vaidade. Muitas vezes é uma questão de saúde. Manter um peso saudável é uma forma de viver mais e melhor. Então, por isso quis esclarecer que o objetivo do blog não é fazer com que as pessoas se acomodem como estão. Mas sim que se amem como são, sem que isso signifique, de forma alguma, acomodação. Se sabemos que podemos ser ainda melhores, por que não fazer um esforço para isso? Se é algo que vai nos fazer bem, acho que é importante. Amor próprio vai além de se sentir bonito(a). Amor próprio é querer o melhor para si próprio - em todos os sentidos. E quando nós levamos isso a sério, passamos a nos preocupar se estamos nos alimentando bem, se o que ingerimos faz bem ou não ao nosso corpo. Desenvolver esse amor próprio vai fazer com que a gente se preocupe com nossa saúde, nosso bem estar. E vale ressaltar também que nem toda magreza é sinal de saúde. Tem gente que é magra mas que se alimenta super mal e leva uma vida cheia de maus hábitos. Então, é importante a gente saber desassociar uma coisa da outra. É isso. ;)


domingo, 8 de maio de 2011

Inspiração

Bom, se o primeiro passo estiver meio difícil, talvez seja uma boa procurar inspirações. Afinal, tem tanta gente que se sente linda e faz o maior sucesso justamente por ter essa autoconfiança! E outra coisa... a gente geralmente tem aquela mania de se comparar com os outros, né? Então, uma boa forma de usar a comparação de uma forma positiva e construtiva é se inspirar nas pessoas, ao invés de simplesmente invejá-las e automaticamente se sentir inferior a elas. Somos todos capazes; só basta querer.  Vamos nos inspirar em pessoas que têm uma SUPERAUTOESTIMA. Estou realmente convencida de que ela é uma super ferramenta!!! Às vezes a gente está se sentindo linda até se encontrar com aquela nossa amiga magrinha e linda, que fica bem em tudo que usa. Vocês já se sentiram assim? Pois é... Temos que nos concentrar naquilo que nos faz bem. E com certeza, esse tipo de sentimento e comparação não vai nos ajudar em nada.
Hoje eu quero dar alguns exemplos de mulheres que se amam e são bem resolvidas com o corpo que têm. Para começar, para que melhor exemplo do que as mulheres que ganham vida com a beleza que possuem, mesmo com suas medidas maiores do que o padrão das modelos convencionais. Modelos plus size, como Crystal Renn e a brasileira Flúvia Lacerda, são mundialmente reconhecidas e arrasam em campanhas publicitárias de marcas famosas e capas de revistas. 
 Crystal Renn já trabalhou para Dolce & Gabana, Jean Paul Gaultier, Chanel, além de ter estrelado capas de revistas famosas como a Vogue. E se você pensa que magreza é sinônimo de felicidade, fique sabendo que com a modelo plus size mais bem paga do mundo, a luta pelo corpo magro foi bem sucedida, com o alcançado corpitcho esbelto, mas a moça disse que quer voltar a ser gordinha, porque com o corpo magro veio também a depressão e ela não se sente bem assim. Em entrevista à imprensa internacional ela falou para as mulheres que tanto tentam emagrecer: "Cheguei aonde vocês sonham chegar e acreditem, vivi o inferno", Ou seja, tudo é bem relativo nesse mundo. 

Flúvia Lacerda é brasileira e trabalha como modelo plus size nos Estados Unidos.  Ela já posou inclusive em ensaios sensuais para revistas como a Playboy e a VIP. Em entrevista à Revista Contigo, a diva disse: Eu me acho linda e sexy, e não ligo para o que os outros pensam”. 

No segundo semestre do ano de 2009 a revista Glamour pub licou a foto de sete modelos plus size nuas. É a valorização da mulher real, que não precisa ser magra como uma tábua para ser bonita. Sim, nós temos curvas. E somos lindas! :D

Outro exemplo pra lá de inspirador é o da blogueira Stéphaine Awicky. A moça realmente entende de moda e expõe seus looks cheios de estilo em seu blog Big Beauty.


 Sabe, esses exemplos são para inspirar a gente  e para nos mostrar que não é preciso se esconder só porque não estamos magras. E, cá pra nós... tem tanta gente magra e feia, não é não? Nem gordura é sinônimo de feiúra, nem magreza é sinônimo de beleza. Então, vamos deixar os preconceitos de lado? E é tão triste ser preconceituosa consigo mesma!!! 
Amor próprio nem sempre é uma lição fácil de aprender. Mas com certeza é uma lição necessária de ser aprendida. Então, vamos nos esforçar, ok? Antes de qualquer coisa a gente tem que se assumir e se gostar. Eu insisto nesse ponto. Vocês podem estar se perguntando: e a dieta, começa quando? rsrs Bom, confesso que ainda estou criando a coragem! rsrs Mas isso não vai me impedir de me sentir linda. E a vocês?

PS: quem quiser ler um pouco sobre moda Plus Size clique aqui