domingo, 23 de outubro de 2011

Transformações...

Outro dia assisti a um vídeo que, definitivamente, mexeu comigo. Desde criança fui acostumada a comer carne. Era daquelas crianças cheias de frescuras pra comer e se faltasse um pedaço de carne eu não comia mais nada no prato! Enfim, carne sempre foi algo praticamente obrigatório na minha alimentação. E era carne vermelha. Depois fui me acostumando a comer carnes brancas e frutos do mar... E mesmo não sendo uma novidade o fato de que os animais sofrem muitas vezes maltratos absurdos, acho que nunca tinha me tocado tanto... Pra mim, ser vegetariano era algo que, de antemão, eu já considerava uma "missão impossível" pra mim. E por isso eu até evitava refletir muito sobre o assunto. Sou totalmente contra a violência contra os animais, realmente detesto ver animais sofrendo.... e de repente percebi que o meu hábito de comer carne é algo que não condiz com a minha forma de pensar. Na verdade, eu já havia refletido sobre isso, mas nunca com tanta seriedade quanto agora. Se você quer entender melhor como me sinto, pode assistir ao vídeo de que estou falando, abaixo:





Se prefere não se envolver tanto e prefere continuar como está, talvez seja melhor nem assistir. Aí, você é quem decide. Eu só queria compartilhar com vocês meus dilemas de quem está pensando seriamente em se tornar vegetariana. Se já é difícil mudar os hábitos tão somente para uma alimentação mais saudável, que dirá mudar para uma alimentação saudável e sem carne?! É realmente algo um tanto complicado... Até porque, eu poderia ficar bastante tempo sem comer carne e me alimentando de massas diariamente, mas é óbvio que isso não seria nada saudável. E eu não quero ficar com qualquer carência nutricional, nem nada do tipo... Daí vem a importância de tomar essa decisão de uma forma consciente. Até mesmo na hora de procurar uma orientação profissional a gente esbarra em dificuldades, pois a maioria dos nutricionistas não indica o vegetarianismo, alegando que todos os grupos de alimentos são importantes. Mas o fato é que não é impossível ter uma vida saudável e se alimentar corretamente sendo vegetariano. Mas é preciso ter cuidados especiais com a alimentação. Aumentar a ingestão de grãos como o feijão, o grão de bico e a soja, é fundamental. Hoje mesmo comi pela primeira vez o grão de bico. É gostoso e bem parecido com o feijão, mas é muito mais rico em proteínas e sais minerais. É rico em cálcio, ferro, magnésio e também em ácido fólico. Além disso, pretendo continuar, pelo menos por enquanto, a comer ovos e laticínios. Sem esses eu não sei se consigo ficar sem. :/ Tudo ainda é muito recente e não sei se vou conseguir levar a diante meus planos. Mas desde que assisti ao vídeo não consegui comer carne como antes... Fui comer um presunto e a cada mordida eu lembrava das cenas e isso chegava a me embrulhar o estômago! Fico me sentido conivente com esse sofrimento dos animais... Fico me sentindo culpada. 
Por outro lado vem aquele pensamento no sentido de que não posso sozinha mudar o mundo, que minha atitude não vai fazer os animais pararem de sofrer. Que nada vai mudar. É um pensamento talvez realista, talvez pessimista demais. Porque se todos pensassem assim, quantas coisas não teriam mudado no mundo ao longo da história? Enfim, continuo aqui refletindo e deixo a reflexão pra vocês também. Vamos trocar uma ideia sobre o assunto?

3 comentários:

  1. Olá,

    Adorei o seu blog e já estou seguindo!
    Ficarei muito feliz se me seguir também :)

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  2. very nice post

    please take also a look at my blog and become a friend :)

    XO, Carmen
    www.mydailyfashiondosis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Muito legal seu post, adorei seu blog, bjs

    www.marinaliberman.com.br/blog

    ResponderExcluir