quinta-feira, 23 de junho de 2011

Adocica


"Adocida, meu amor... adocica..." Mas com açúcar ou adoçante??? Olha, vou falar uma coisa pra vocês. Eu detesto usar adoçante! Não sei se é pela falta de costume, mas sempre me pego pedindo aquele suco com açúcar, fora as outras coisas doces que eu como...  Substituir o açúcar pelo adoçante sempre que possível pode ser uma boa forma de eliminar calorias. O problema é que existem algumas polêmicas a respeito dos adoçantes, pois eles podem não ser muito saudáveis, já que nosso organismo não estaria preparado geneticamente para absorver essas substâncias. Logo, as melhores opções (as mais saudáveis) seriam os adoçantes naturais, como o Stévia e o Agave. Mesmo assim, ainda existe o risco dos adoçantes naturais serem misturados a outros componentes não naturais e talvez prejudiciais a nossa saúde. Segundo alguns médicos, os adoçantes só deveriam ser usados com indicação de um médico ou nutricionista, devendo ser evitados pelas pessoas saudáveis e sem nenhum problema de sobrepeso. Além disso, é importante lembrar que os adoçantes não devem ser usados por crianças nem por gestantes.
De qualquer forma, a gente sabe que o açúcar  é necessário ao nosso organismo mas também tem seus "efeitos colaterais" e, portanto, deve ser consumido com moderação. Usar um adoçante no suco ou naquele cafezinho nosso de cada dia pode ajudar bastante a controlar a balança. E aí o ideal é variar os tipos de adoçante, para não sobrecarregar o organismo sempre com o mesmo tipo de substância.

 Conheça os tipos de adoçante!

O ASPARTAME, por exemplo, é um tipo de adoçante que dá um resultado mais parecido com o açúcar (logo, é meu preferido), mas é um dos que podem causar mais problemas. Isso porque o resultado de sua metabolização é o metanol, que é altamente tóxico para o fígado. Além disso, ele não deve ser usado por quem tem sensibilidade à fenilalanina. O CICLAMATO e a SACARINA também são bem conhecidos. Mas ATENÇÃO! Ambos contém sódio em sua composição e não são recomendados para pessoas que sofrem de hipertensão! Além disso, todos devem observar na embalagem qual é a dose diária indicada, não devendo ultrapassar esse limite.O ciclamato, inclusive, é proibido em alguns países, pois existem suspeitas de que seu uso cumulativo possa causar câncer. O sabor desses adoçantes também não é dos melhores. :/  Já a FRUTOSE,  a SACRALOSE e o SORBITOL, por serem substâncias naturais, são mais seguras. 
 Pensando bem...
Pelo que pude observar, o mais seguro mesmo seria usar o açúcar mascavo ou o mel e deixar os adoçantes artificiais de lado. A não ser que você sofra de diabetes e/ou obesidade, ocasião na qual um médico ou nutricionista deverá orientar você. O processo de refinamento pelo qual passa o açúcar branco que normalmente usamos retira quase todos os nutrientes advindos da cana-de-açúcar, assim ele é absorvido muito rápido pelo organismo, favorecendo o aumento dos níveis de glicose e o acúmulo de gordura nas células. Sabiam que para o açúcar ser metabolizado pelo organismo são necessários vários sais minerais e quando a gente consome muito açúcar pode acabar gerando uma carência desses outros nutrientes? Isso pode causar uma série de problemas a nossa saúde, como a osteoporose, cãimbras, cólicas menstruais e ainda uma redução da nossa imunidade! O açúcar mascavo e o mel possuem mais nutrientes e, apesar de também causarem aumento de peso e da glicose, evitam esses outros problemas de que falamos.
A grande vantagem dos adoçantes é que eles não possuem calorias. E aí tem um monte de gente usando adoçantes de forma indiscriminada, como se nenhum mal eles causassem, só que as desvantagens podem ser bem maiores. É importante ter cuidado! Esse é meu alerta para vocês! Os adoçantes, na verdade, foram criados pensando nas pessoas que sofrem de diabetes. E se usados dessa forma descontrolada, podem até causar o resultado inverso ao desejado! Isso mesmo! Eles podem acabar aumentando sua vontade de comer doces! E aí você vai acabar engordando ao invés de emagrecer! Isso porque o adoçante meio que "engana" o nosso organismo. Nosso corpo não tem mecanismos para "entender" o que é adoçante e o que é açúcar, sabe? E aí ele continua produzindo insulina mesmo que aquele doce não seja doce de verdade! E aí o excesso de insulina causa a maior confusão! O aumento dessa substância favorece o acúmulo de gordura, principalmente no abdômen. Além disso isso pode fazer com que nosso organismo crie uma espécie de "resistência à insulina". Nesse caso, ela é produzida mas é simplesmente ignorada. Isso é, nada mais, nada menos, aquilo que precede a diabetes tipo 2. Ou seja, é sério gente!
Para  emagrecer a gente não precisa querer eliminar totalmente o açúcar de nossas vidas e usar adoçante em tudo que existe! É só usar o açúcar com moderação. Se a gente não viver se enchendo de brigadeiro, bolo, doce-de-leite, chocolate, etc... se pelo menos a gente deixar pra consumir esse tipo de doce uma vez na semana apenas, e durante a semana tomar aquele suco com um pouco de açúcar, ou café matinal... acho que isso não vai ser o que vai engordar ninguém. Tudo é uma questão de equilíbrio e bom senso. Se você quiser continuar usando seu adoçante, procure  apenas não exagerar e, sempre que possível, use os naturais. 

Bom, espero que tenham gostado das dicas. Um "beijinho" pra vocês!
 Mas só 1 hein! kkkk

Fontes: Florais&Cia Saúde com Ciência Dieta do Metabolismo, de Julian Michaels & Mariska van Aaist

Um comentário:

  1. nosssa amei o blog muito util e bonito.vou passar sempre aqui afinal estou seguindo.
    Se der me visita no www.piradadoidaporsapatos.com e se gostar segue.
    bjinhus

    ResponderExcluir