segunda-feira, 20 de junho de 2011

O sumiço

É, sei que faz um bom tempo que não apareço por aqui. Fiquei sem internet em casa e fiquei devendo aquelas dicas de que falei no último post. Mas antes de falar das dicas, tenho uma confissão a fazer. Eu me alimentei muito mal essa semana que passou. Comi só miojo, lasanha pronta e muito bolo-de-rolo, que comprei na padaria aqui perto de casa (é uma tentação). Mesmo assim, não sei por que milagre, parece que não engordei. E até algumas pessoas acham que emagreci um pouco. Bom, vou ver se tiro a dúvida amanhã ou, quem sabe, hoje mesmo. O motivo dessa minha derrapada feiosa, foi a velha ansiedade. Ficar em casa, de greve, sem internet, só vendo séries e filmes o tempo todo, não ajudou nem um pouco. Andei me sentindo super desanimada, com a autoestima lá embaixo, e só tive vontade de comer. Provavelmente fazer uma terapia iria me ajudar a me controlar melhor e a sair dessas fases. Fico sempre empurrando com a barriga e nunca procuro um psicólogo. :/ Mas pelo menos hoje estou me sentindo melhor. E segunda-feira é mesmo um dia perfeito para a gente se dar aquela milionésima chance. rsrs

 Vamos às dicas?

  • alimente-se com calma, mastigando bem os alimentos, procurando apreciar o máximo o sabor e o aroma
  • não belisque entre as refeições e não coma sem necessidade, só porque os outros estão comendo
  • sua alimentação deve ser saudável e suficiente para você não sentir fome. Evite longos períodos sem se alimentar
  • procure esquecer o conceito de sobremesa, ela é dispensável
  • não faça suas refeições nervoso, cansado ou agitado. Aprenda a relaxar antes das refeições. Não coma lendo ou assistindo televisão.
  • lembre-se de beber bastante água no intervalo das refeições
  • procure andar depois das refeições; não vá deitar de barriga cheia
  • procure alimentar-se com comidas leves à noite, como saladas e sopas
  • use adoçante: faça um rodízio com eles (tem vários tipos, depois podemos falar aqui sobre eles)
  • reduza a quantidade de sal no preparo dos alimentos
  • evite frituras e gorduras, comidas em conserva, carne enlatada, manteiga de cacau, maionese, óleo de amendoim, óleo de dendê, queijos amarelos: só use óleo e margaria de girassol, soja ou canola (com moderação) e azeite de oliva (1-2 colheres de sopa por dia). Carnes, frangos e peixes devem ser cozidos, assados ou grelhados (nada de fritura!)
  • alimentos permitidos: temperos  - caldo de carne ou de galinha sem gordura (evite os industrializados), cheiro verde, folhas de hortelã, alho, louro, orégano, salsa, vinagre, cuminho, erva-doce, mate, pimenta. Limonada, gelatina diet, café, chá. Use farelo de aveia (2 colheres de sopa) misturado aos alimentos: ao leite, no feijão, como se fosse a farinha, com frutas ou nos sucos.
  • as atividades físicas devem ser de pelo menos 30 minutos diários, no mínimo 3 vezes por semana. Você deve ser avaliado por um médico e realizar um teste ergométrico para uma melhor orientação quanto aos exercícios a serem feitos. Não esqueça de se alongar antes dos exercícios! Não faça exercícios em jejum! Coma algo leve como um pão com queijo e frutas, por exemplo. 
  • olhe-se no espelho não procurando os defeitos, mas sim os efeitos - aquilo que você tem de melhor!
Vamos tentar seguir essas orientações?  ;) Boa sorte!


Fonte: material da Dra. Danielle Folmes Borba de Souza, Endocrinologista

Um comentário:

  1. Carol querida, acho que você realmente devria conversar com um pisicólogo. Esse looping de comer, se sentir mal pq comeu, ficar triste e comer mais ainda é péssimo! Saí da dieta restrita, mas estou me sentindo tão bem. Continuo evitando pão, usando adoçante, comendo versões lights e não estou com um pingo de sacrifício (se tenho vontade, como uma "garfada" de torta, mas evito a fatia inteira). Tente ir devagar e as coisas serão menos sacrificantes, até que você se acostuma (principalmente após os elogios constantes).
    Se cuida,
    Bjs

    ResponderExcluir