quarta-feira, 1 de junho de 2011

Na segunda semana: equilibrando

Bom, a primeira semana, como vocês viram, foi de uma dieta um tanto radical. Nada fácil ficar sem comer arroz, pão e nada com açúcar... Com o fim de semana abri algumas exceções, como contei também a vocês. Mas nada de exageros. Esta semana resolvi que não vou seguir a Dieta Dukan tão a sério, porque esse começo dela é muito restritivo. Por mais que o resultado seja rápido (em apenas 1 semana já perdi 2 kg!!! ), é importante ressaltar que para emagrecer de uma forma saudável não dá pra simplesmente eliminar os carboidratos da dieta! Basta uma pesquisa rápida na internet para ratificar o que estou dizendo. Na verdade eu já sabia desde o início. Mas a vontade de ter resultados rápidos muitas vezes nos leva a seguir uns regimes meio loucos. No fundo a gente sabe que isso é prejudicial a nossa saúde e ainda favorece aquele indesejado "efeito sanfona".

Afinal, a gente não quer só emagrecer. A gente quer continuar magra!!!

Sendo assim, achei melhor ter um pouco mais de paciência e fazer uma "reeducação alimentar", seguindo mais ou menos a dieta que minha endocrinologista já havia me passado (detalhe: desde o ano passado!). De acordo com essa dieta prescrita pela minha médica, eu posso comer quase tudo, só que de uma forma bem equilibrada. É importante você procurar uma orientação profissional, para que o endocrinologista verifique primeiramente se você está com algum problema hormonal e, em seguida, para que ele passe uma dieta de acordo com suas necessidades. No meu caso, de acordo com meu peso, minha altura e minha estrutura corporal, foi passada uma dieta de 1250 calorias diárias.

Como eu disse desde o primeiro dia, nenhum profissional vai fazer você emagrecer num passe de mágica! Mas é importante, principalmente no início da dieta, você procurar saber se o seu ganho de peso se deve a algum desequilíbrio hormonal, saber também como estão as suas taxas de açúcar, colesterol, triglicerídios e coisa e tal!  Mas enquanto isso já dá pra saber o seguinte: é importante não pular refeições, fazer pequenos lanches entre cada uma das principais refeições, beber bastante água e incluir em cada refeição alimentos reguladores, alimentos construtores e alimentos energéticos. O que é isso??

Alimentos reguladores > hortaliças e leguminosas
Alimentos construtores> leites e derivados, carnes, feijões, embutidos e ovos
Alimentos energéticos>  cereais, pães, massas, óleos e doces

Quando ficamos sem comer carboidratos, nós até emagrecemos, mas perdemos massa muscular (ficamos flácidas e mais sujeitas a lesões), além de ficarmos sem energia. O que não significa que podemos cair de boca no rodízio de pizza, né? kkkkkkkk É importante escolher bem os alimentos e aprender a comer apenas a quantidade necessária. Isso é o que estou procurando fazer nesta minha segunda semana. Mas sei que ainda preciso melhorar! Comi queijo amarelo hoje (preciso comprar mais queijo magro porque o ricota acabou!) e o requeijão que compramos na última feira não é light. Também preciso comprar mais verduras! 
Depois vou postar umas dicas que minha médica passou pra mim. São bem interessantes e acho que vocês vão gostar. Aguardem o próximo post! ;) Beijinhos!

3 comentários:

  1. Dieta radical nunca dá certo Carol! Eu estou indo bem com a minha reeducação, a cada dia tenho menos fome (primeiro dia é um choque mesmo). Você vai encontrar o equilíbrio logo, logo. Estou de olho hehehehehhehehe. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. eu sou da reeducação tambem..
    a vida inteira nao como muita gordura..
    Passando para te deixar um super beijinho e dizer que amei o post!
    Voltei no twitter, porque o outro foi suspenso se tiver me segue...
    beijo
    Jana Pereira
    @blogjanna
    www.rosaepinkbyjana.com

    ResponderExcluir
  3. Olá querida!
    Sou estudante de Jornalismo e estou fazendo uma pesquisa sobre ações entre empresas e blogueiras.
    Vi numa postagem da Ana do Oxente Meninas que você posicionou-se contra, gostaria de te fazer algumas perguntas. Pode ser?
    Me deixe seu email e twitter no jullybarretojp.br@gmail.com

    Meu Twitter: @juhbarreto

    PS. Tenho uma certa urgência na conclusão da pesquisa, por isso se possível, responda-me o quanto antes.

    Obrigada!

    ResponderExcluir