terça-feira, 24 de maio de 2011

Dieta

Resolvi escolher uma dieta e mergulhar de cabeça. Depois de enfiar o pé na jaca tantas vezes, fiquei deprimida ao ver que engordei quase todos os quilos que tinha conseguido emagrecer do final do ano passado pra cá (foram quase seis quilos e já recuperei quatro!) Enfim, a situação está mesmo feia pra o meu lado. Se eu continuar comendo tanta massa eu daqui a pouco não vou passar pela porta! Hoje passei o dia me sentindo gorda, minha autoestima foi para as cucuias! Mas não posso desanimar. Então, tenho que focar em alguma coisa. Faz alguns dias que eu peguei na internet uma dieta para seguir. É a dieta Dukan, que foi criada pelo médico francês Dr. Pierre Dukan. Para conhecer melhor sobre a dieta, vocês podem clicar aqui Mas aos poucos eu vou detalhando pra vocês. Ela começa bem rigorosa, com um cardápio restrito a proteínas durante 3 a 5 dias, mas aos poucos a gente vai podendo acrescentar mais tipos de alimentos, até aprendermos a ter uma alimentação mais equilibrada e sem tantas besteiras! Essa dieta foi usada pela princesa Kate Middleton antes do casamento e também pela cantora Jennifer Lopez! 

Que diferença, não? É nessa que eu vou! ;)

Quando a gente pretende começar uma dieta algumas considerações são importantes. Uma delas é saber que se você resolver fazer uma dieta maluca, tipo dieta da lua, dieta da uva, dieta da banana, dieta do abacaxi... ou sei lá mais o que... bom, você pode acabar com sérios problemas de saúde e ainda acabar engordando tanto quanto aquilo que você perdeu em seus dias de tamanho sacrifício.  

Outra coisa é que pode ser  bom você procurar um endocrinologista ou um nutricionista para lhe dar um suporte nesse processo. Mas uma coisa é fato: ninguém vai fazer você emagrecer se você não mudar sua atitude, se VOCÊ não quiser de verdade. Falo isso por experiência própria. Outra coisa provável é que, indo a um endocrinologista, ele lhe transcreva rapidamente um remédio como a famosa sibutramina para ajudar você a emagrecer mais rápido. Eu usei sibutramina e posso dizer que realmente ela até ajuda a emagrecer, mas não vai fazer milagre se você continuar comendo coisas calóricas demais e sem fazer qualquer atividade física. Sem falar nos efeitos colaterais e nos malefícios que os remédios podem causar. Afinal, são medicamentos que interferem no nosso sistema nervoso. Ilusão achar que isso é uma coisinha à toa, né? Eu usei sibutramina e consegui emagrecer seis quilos. Não fiz dieta, nem exercícios. Mas depois disso eu "estacionei". Mesmo tomando o remédio diariamente já não estava vendo resultado. Além disso, não podemos achar que vamos passar a vida toda tomando um remédio, né?E quando a gente para? O que acontece? Se não tiver acontecido uma mudança real no seu modo de se alimentar, no seu estilo de vida, assim que parar de tomar o remédio a ansiedade vai voltar com tudo e a tendência é você recuperar todo o peso perdido e até mais! Então, pense bem antes de começar a tomar remédios para emagrecer e, caso seu médico entenda ser necessário, não se acomode nem pense que eles vão fazer milagre pra sempre.

 É preciso bem mais que um comprimido para fazer as pazes de vez com a balança.


Dito isso... acho que outra coisa importantae é a gente ter um objetivo, uma meta. Minha endocrinologista falou que se eu ficar com 67 kg já estou no peso saudável. Mas na verdade, eu quero voltar a ter o peso que eu tinha antes de começar esse meu processo de engorda! rsrs Faz quatro anos que terminei a faculdade  e desde então comecei a engordar. Antes eu tinha uns 63, 64 kg. Então, quero voltar a esse peso. Agora estou com 79 kg e tenho 1,67 m de altura. Cada vez que vou me pesar eu aumentei um pouquinho e isso está me deixando preocupada. Por mais que seja bom comer, também é tão bom estar  em forma, né? Se sentir bem,  bonita, mais leve, saudável...  Estou cansada de ficar olhando pra minhas fotos antigas com aquele sentimento de "ah, como eu era magrinha, como eu era linda, como eu era..." Não quero desistir de mim mesma, do meu bem estar, da minha qualidade de vida.


A roupa pode até disfarçar, mas tem muita diferença de uma foto pra a outra. São quase 20 kg a mais na segunda foto. Isso a gente sente não só nas roupas, mas no corpo mesmo, que sente mais dores, fica mais cansado... e com isso lá se vai também nossa autoestima. Sabe, tem uma hora que a gente tem que dizer: CHEGA! Arregaçar as mangas e colocar em prática tudo aquilo que, no fundo, a gente já sabe que tem que fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário